6 espécies que foram extintas por razões evitáveis

08/10/2023 às 07:002 min de leitura

Ao longo da história do nosso planeta, as espécies que perambularam pela Terra foram sumindo aos poucos e novas surgiram no lugar. Inclusive, estudos mostram que 99,9% de toda a vida que já existiu em nosso planeta já foi extinta. Obviamente, os seres humanos contribuíram para a extinção de muitas espécies, mas existem animais que morreram antes mesmo de chegarmos ao mundo.

Mas, será que algumas dessas extinções poderiam ter sido prevenidas? Pensando nisso, nós separamos uma lista com seis espécies extintas por razões completamente evitáveis!

1. Gafanhoto-das-montanhas-rochosas

É muito raro que uma espécie com população de dezenas de milhões de espécimes desapareça completamente algum dia. Porém, foi literalmente isso o que aconteceu com o gafanhoto-das-montanhas-rochosas. Esses gafanhotos foram considerados uma grande praga na América do Norte, visto que seus enxames chegavam a bloquear o sol e comiam tudo o que via pela frente por volta de 1874.

Isso afetou diretamente o agronegócio na região. Então, esses animais — que um dia foram o inseto mais abundante da América do Norte — passaram de enxames de bilhões para nada em apenas alguns anos. Acredita-se que a expansão da agricultura tenha exterminado esses gafanhotos.

2. Pombo-passageiro

Em geral, pombos são criaturas que se adaptam facilmente à vida em áreas urbanas. No entanto, as coisas não deram muito certo para o pombo-passageiro. Nos anos 1800, a população dessas aves chegava a cerca de 3 bilhões. Contudo, o desmatamento e a caça à carne de pombo acabaram de vez com essa espécie.

Em 1857, até tentaram apresentar um projeto de lei para proteger os pombos-passageiros nos Estados Unidos, mas o comitê do Senado julgou que "não seria necessário". Acredita-se que o último espécime tenha morrido em 1914.

3. Periquito-da-carolina

Até meados do século XIX, o periquito-da-carolina podia ser encontrado no leste dos EUA tranquilamente. Porém, a última ave em cativeiro da espécie morreu em 1918, num zoológico. E como eles foram extintos? Assim como a maioria dos animais, a perda de habitat teve um grande impacto no processo.

No entanto, alguns pesquisadores acreditam que essas coloridas aves passaram a ser caçadas por conta do comércio de chapéus. Em 1866, estima-se que 5 milhões de aves de diferentes espécies foram mortas para que suas penas pudessem decorar acessórios de cabeça.

Leia também: Periquito-da-carolina: entenda a misteriosa extinção da ave que permanece sem explicação

4. Dodô

Descobertos nas Ilhas Maurício, no século XVI, os dodôs eram aves que simplesmente não tinham predadores anteriormente. Por conta disso, nunca aprenderam a ter medo de serem caçados. Os humanos conseguiam conduzi-los diretamente para os barcos sem nenhum esforço — transformando-os em alimento.

Essa falta de medo causou a extinção da espécie. No entanto, os humanos não foram os únicos culpados: mais tarde, eles também passaram a ser caçados pelos porcos trazidos para a região por marinheiros holandeses.

5. Urso-do-atlas

O urso-do-atlas era uma criatura magnífica que vivia em partes da Europa e da África no passado. Eles foram descritos como sendo menores do que um urso pardo moderno, mas mais parrudos que um urso preto norte-americano. Como muitas espécies, esses ursos foram desaparecendo do mundo porque perderam seu parte de seu habitat.

No entanto, uma razão significativa para o declínio da espécie remonta à época do Império Romano. Nesse período, o urso-do-atlas era um dos animais favoritos para participar dos jogos de gladiadores nas arenas de batalha. Eles eram capturados, levados para o campo de batalha e forçados a lutar contra soldados armados. No fim das contas, eles nunca se recuperaram de tantas perdas.