Cães realmente compreendem as palavras ao usar botões de som?

14/09/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 14/09/2024 às 18:00

Nos últimos anos, vídeos de cães "falando" através de botões de som se tornaram virais em redes sociais. Esses vídeos capturam momentos aparentemente impressionantes, onde eles parecem se comunicar de maneira quase humana. No entanto, muitos se perguntam se esses animais estão realmente entendendo as palavras que ouvem ou se estão apenas reagindo a pistas dadas pelos donos.

Um estudo recente liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego trouxe revelações sobre essa questão, sugerindo que os cães podem, de fato, compreender certas palavras e responder de forma adequada. O estudo inovador sobre animais de estimação treinados com botões de som foi publicado na revista Plos One.

Descobertas surpreendentes

Pesquisadores com um dos animais que participou do estudo. (Fonte: UC San Diego/Reprodução)
Pesquisadores com um animal que participou do estudo. (Fonte: UC San Diego/Reprodução)

Liderada pelo professor associado Federico Rossano, do Departamento de Ciências Cognitivas da UC San Diego, a pesquisa envolveu dois experimentos que investigaram como os cães processam e respondem a palavras específicas.

No primeiro experimento, pesquisadores visitaram pessoalmente 30 casas de cães para testar as interações com o painel de botões. No segundo, 29 donos de cães realizaram os testes em casa, seguindo instruções fornecidas remotamente pelos pesquisadores.

Os resultados mostraram que os cães respondiam às palavras "brincar" e "fora" quando ditas por seus donos, e também reagiam da mesma maneira quando as palavras eram acionadas por um botão, independentemente de quem pressionava o botão — dono ou uma pessoa estranha. Isso sugere que os cães não estão apenas "lendo" a linguagem corporal ou outras pistas contextuais de seus donos, mas estão realmente processando as palavras em si.

Implicações e futuras pesquisas

As descobertas do estudo são significativas, pois abordam o ceticismo de que os cães podem realmente entender as palavras e não apenas associar a comportamentos específicos de seus donos. Rossano e sua equipe enfatizam que esse é apenas o começo de uma investigação mais ampla sobre a comunicação entre espécies.

Estudos futuros planejam explorar como os cães utilizam os botões de forma mais sistemática, incluindo o significado por trás das sequências de pressionamentos de botões. Além disso, a metodologia rigorosa e a transparência do estudo, garantidas pelo pré-registro das hipóteses e métodos antes da coleta de dados, abrem caminho para mais pesquisas usando a colaboração entre cientistas e membros da comunidade.

Com o recrutamento de donos de cães ao redor do mundo, os pesquisadores esperam ampliar as evidências sobre a cognição e a comunicação canina. Isso visa fornecer uma compreensão mais aprofundada e realista das habilidades dos cães, observando seu comportamento em seus próprios ambientes domésticos.

Como a pesquisa continua, espera-se que novas informações sobre a comunicação canina possam enriquecer nosso entendimento das habilidades cognitivas desses animais, e talvez, um dia, permitir uma comunicação mais avançada entre humanos e seus companheiros de quatro patas.