Conheça o Bully Cat, a raça felina condenada pelos defensores dos animais

29/08/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 29/08/2024 às 16:00

Se você acha que os gatos são sempre fofinhos, espere só conhecer esse gato. A raça Bully Cat tem levantado uma grande polêmica entre ativistas dos direitos dos animais, que pedem o boicote dos criadores desse bicho.

Isso porque o Bully Cat, que é uma raça sem pelos, semelhante à Sphynx, foi criada artificialmente. Mas os ativistas argumentam que essa raça gera gatos que sofrem com terríveis problemas de saúde.

Conheça o Bully Cat

(Fonte: The Independent / Reprodução)
O Bully Cat tem pernas curtas e muitas dobras na pele sem pelos. (Fonte: The Independent / Reprodução)

O Bully Cat é uma raça felina relativamente nova, com pernas curtas e grossas e pele bastante enrugada. Só que especialistas em gatos defendem que esse animal, que foi criado artificialmente, está muito propenso a lidar com problemas de saúde terríveis.

Acredita-se que a raça foi criada nos Estados Unidos há alguns anos, onde também se tornou popular, com alta procura nas redes sociais. As organizações de bem-estar animal argumentam que, em nome do lucro financeiro, criadores inescrupulosos estão gerando bichos que enfrentam enorme sofrimento durante a sua vida.

“A criação extrema de gatos, que prioriza características físicas exageradas em detrimento da saúde e do bem-estar dos animais, levou à criação de gatos que sofrem de uma série de problemas debilitantes de saúde e bem-estar”, disse em comunicado a entidade britânica Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals.

Os problemas enfrentados por esses gatos

(Fonte: Reddit / Reprodução)
Segundo entidades de defesa dos animais, o Bully Cat deveria ser extinto. (Fonte: Reddit / Reprodução)

O Bully Cat, por conta de suas características genéticas, está mais propenso a passar por dores e doenças. Por isso, as entidades têm alertado que eles não deveriam mais ser procriados. “Selecionar deliberadamente mutações de doenças, como falta de pelos que leva a queimaduras solares, nanismo que leva a problemas de mobilidade e dores nas articulações, e pele dobrada que leva a infecções de pele por toda a vida significa que muitos Bully Cats suportarão existências marcadas pelo sofrimento”, afirmou o veterinário Dan O'Neill, do Royal Veterinary College, em entrevista ao Mail Online. 

Além dos problemas nas articulações, por conta da pressão exagerada, e dos problemas em razão das dobras excessivas, esses gatos têm mais risco de câncer de pele. Só que os especialistas alertam que cada vez mais gente tem se interessado por esses gatos por conta de sua aparência exótica.

Por outro lado, muitas pessoas têm chamado essas criações híbridas de "raças Frankenstein", pois gera animais com características que podem ser consideradas ruins para eles. “O conselho para qualquer um que esteja pensando em adquirir um gato ou um cachorro é sempre colocar o bem-estar do animal em primeiro lugar e parar e pensar antes de adquirir um animal com um formato corporal extremo e não natural que não existe comumente na natureza", completa O'Neill. 

 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: