Ciência
04/07/2013 às 09:06•3 min de leitura
Quem nasceu antes de 1995 certamente se lembra dos desenhos em que o Papa-Léguas aparecia sendo perseguido pelo Coiote, que nunca atingia os objetivos. E, se esse é o seu caso, você também deve se lembrar de que ele nunca fazia os seus planos sozinho, pois sempre contava com a ajuda de produtos diversos, que prometiam ajudá-lo nas mais variadas situações.
É claro que estamos falando da American Company Making Everything (Companhia Americana que Faz Tudo, em inglês), muito mais conhecida pela siga ACME. A companhia fabrica desde fósforos até explosivos poderosos, trajes de voo e equipamentos especiais de locomoção e também age como importadora e transportadora. Uma corporação digna de competir com a Samsung, que também trabalha em muitos segmentos.
Nos desenhos do Coiote, era muito comum vermos o personagem tentando capturar o Papa-Léguas com a ajuda de uma grande quantidade de produtos ACME. Alguns dos produtos mais simples que ele já utilizou eram apenas alimentos para pássaros (que poderiam distrair o perseguido) e outras armadilhas comuns — encontradas também na vida real.
Fonte da imagem: Reprodução/PoliceMag
Mas isso vai muito além do que podemos encontrar por aí. Estamos falando de Looney Tunes e suas maluquices. E, nesses desenhos, a ACME realmente se superava para produzir os melhores produtos de todos os tempos. Ótimos exemplos eram as tintas especiais fabricadas pela corporação, como a tinta invisível e a tinta túnel.
Isso mesmo... Você se lembra delas? O primeiro exemplo era utilizado para fazer com que os personagens ou objetos ficassem completamente escondidos nos cenários — muito melhor do que qualquer tecnologia que esteja sendo desenvolvida atualmente. O segundo serviria para enganar o Papa-Léguas e fazer com que ele batesse, para facilitar a captura, mas na verdade a tinta fazia com que túneis realmente aparecessem no meio do deserto
Um dos momentos mais icônicos da história do Coiote acontece quando ele decide comprar um traje de voo. Na versão original, em inglês, é possível ouvir o anunciante dizer: “your lifetime warranty”. Essa é uma piada com a garantia do produto, pois muitos produtos norte-americanos eram vendidos com garantia vitalícia, mas o traje da ACME tem garantia até o consumidor morrer — o que poderia acontecer muito rápido.
Fonte da imagem: Reprodução/Alanism
Além desse produto, a ACME também forneceu vários outros equipamentos de voo para o Coiote. Isso inclui foguetes, monociclos a jato e outros veículos que podem causar explosões muito sérias. Por sorte, o Coiote é apenas um desenho e jamais vai ser morto de verdade, pois somente milagres poderiam deixar o personagem vivo após os acidentes que ele sofre.
A ACME possui um catálogo completo de explosivos e outros materiais capazes de causarem estragos a tudo que atingirem. Bombas comuns, kits de explosão para iniciantes, nitroglicerina de altíssimo poder destrutivo e fósforos especiais estão disponíveis para qualquer personagem que precisar realizar uma ou outra detonação por aí.
Fonte da imagem: Reprodução/The Cultural Gutter
Mas o mais engraçado é que todos os explosivos do mundo podem ser acionados com um detonador padrão da ACME. Isso mesmo, basta a alavanca ser pressionada para que todos os equipamentos consigam realizar destruições completas. Bem, é claro que isso nunca funciona com o Coiote, mas é o que a empresa fabricante promete.
Não é só das compras do Coiote que a ACME mantém a sua receita. Há vários outros desenhos em que a corporação também aparece. Em geral, os personagens que consomem os equipamentos da empresa são os caçadores. Isso inclui Hortelino Troca-Letras e Marvin, o marciano. Este segundo tem todas as suas armas fabricadas pela ACME.
Fonte da imagem: Reprodução/Ammoland
No catálogo interplanetário estão a Pistola Desintegradora, o Rearranjador de Átomos e a Pistola Espaço-Tempo, que transforma qualquer animal em seu ancestral evolutivo — como o Pernalonga, que é transformado em um cruel coelho pré-histórico. Assim como acontece com os equipamentos do Coiote, os do Marvin também não resultam em sucesso nas caçadas.
Sempre que o Coiote precisava de algum produto, realizava as encomendas pelo correio. E bastava colocar a carta de pedido na caixa postal e aguardar alguns segundos para receber os equipamentos, onde quer que estivesse. Isso só era possível graças à ACME, que, além de fabricar tudo o que se pode imaginar, também é a melhor transportadora do mundo.
E esse mesmo processo se repetiu por décadas e mais décadas, pois somente em 2003 foi realizada uma compra de maneira diferente. No filme Looney Tunes de Volta à Ação, o personagem Coiote (sempre ele) é visto realizando uma encomenda pela internet. A entrega é igualmente veloz.
.....
Você se lembrava desses produtos incríveis que a ACME fabricava? Bem, por mais que eles sejam todos muito interessantes, é preciso lembrar que eles nunca funcionaram 100%. Há rumores de que o próprio Papa-Léguas seja o dono da empresa e por isso conheceria todos os segredos e brechas dos equipamentos. Será que isso é verdade? Qual é a sua teoria?