Artes/cultura
29/06/2018 às 04:01•2 min de leitura
Não adianta, você já decretou seu ódio mortal à Química e acha que nada daquilo faz sentido, exceto quando assiste “The Big Bang Theory”, mas essa sensação de que talvez Ciência não seja uma coisa assim tão absurda não dura mais do que um episódio. Tudo bem, a gente entende.
Toda vez que seu professor vinha com alguma reação química nova você sentia dor de barriga e ficava pensando como aquilo poderia mudar a sua vida e por que você devia aprender tudo aquilo? É completamente humano fazer esse tipo de questionamento, mas, antes que você pense que esse texto vai trazer respostas às suas dúvidas mais complexas, já adiantamos: não vai.
O que talvez fique mais claro para você aqui agora é como, de fato, na prática, acontecem algumas dessas reações químicas que atormentaram a sua adolescência — e quem sabe isso possa despertar o seu interesse em estudar mais sobre ela.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Esse tipo de material simplesmente repele a água (e a maioria dos líquidos) que possa entrar em contato com ele. Nesse caso, entra em trabalho a Nanotecnologia, que trabalha com a manipulação de substâncias a fim de torná-las “perfeitas” para determinadas aplicações.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Para fazer essa experiência em casa, você vai precisar de: água, vinagre incolor, água oxigenada de 10 volumes e um comprimido de permanganato de potássio. Se você quiser fazer isso, veja o vídeo a seguir. A diferença do GIF para o vídeo é que o processo é inverso: enquanto no GIF a substância é despejada – provavelmente – em uma solução com água oxigenada; no vídeo a água oxigenada é despejada na solução com o permanganato.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Apesar de ser a substância mais comum no Universo, o hidrogênio sozinho, em forma de gás, é extremamente inflamável, principalmente quando entra em contato com o ar. O resultado dessa combustão, no entanto, é água, e por isso esse gás seria o ideal como fonte de energia – mas isso ainda está em fase de estudo, já que a produção desse gás é um processo bastante complicado.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
O filme de carbono é um polímero reforçado com fibras hidrofóbicas extremamente fortes, mas leves ao mesmo tempo, que reagem como cola quando outro material é adicionado à água.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Ao que tudo indica, misturar NH4Cr2O7 e HgSCNs não produz nada. A não ser que você coloque fogo à mistureba. Nesse caso, cinzas em forma de tentáculos poderão ser observadas. Bruxaria?
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Você já sabe que materiais hidrofóbicos repelem a água, como é o caso dessa areia, que permanece seca mesmo depois de entrar em contato com o líquido.
Fonte da imagem: Reprodução/SoBadSoGood
Aposto que você não sabia que era possível fazer isso. Para entender melhor esse processo, assista ao vídeo abaixo:
*Publicado originalmente em 30/07/2013.
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!