Ciência
09/04/2014 às 11:13•1 min de leitura
Cavalos são animais fortes, imponentes e sabemos que a confiança entre o animal e o cavaleiro é fundamental para estabelecer um vínculo entre eles. Entre os diversos métodos utilizados para domar cavalos, o argentino Oscar Scarpati Schmid e seu filho Cristóbal desenvolveram uma técnica diferente.
A “Doma India” é uma espécie de resgate das antigas técnicas utilizadas pelos índios pampas argentinos e se baseia na comunicação e na persuasão dos animais. No site da escola, explica-se que “o índio pampa argentino foi um grande conhecedor do cavalo e de sua natureza e seu respeito e admiração por esse animal o levaram a desenvolver um sistema ou método de educação delicado e sensível”.
Fonte da imagem: Reprodução/YouTube
A escola acredita que o domador que se propõe a cuidar do animal precisa ter o dom de ensinar para estabelecer um vínculo com o animal. Depois de aprender a se comunicar com o cavalo, os “sussurradores” – como são chamados os treinadores de acordo com o vídeo – conseguem ganhar a confiança do cavalo e então realizar todos os movimentos sem fazer uso de violência ou castigos.
Em um dos vídeos demonstrativos mais assistidos da técnica, o domador revela um incrível domínio sobre o cavalo, que se mantém calmo durante todo o treino. Com muita paciência – além de beijos e carinhos –, o treinador repousa sobre o animal e ambos realizam movimentos semelhantes à yoga.
É estranho e é bonito ao mesmo tempo. Na verdade, eu não sei explicar. Veja você também e não deixe de registrar sua opinião nos comentários: