Ciência
08/10/2013 às 05:57•1 min de leitura
Um alpinista francês conseguiu algo maior que a simples satisfação pessoal ao concluir uma escalada no Mont Blanc (ou Monte Branco, a mais alta montanha dos Alpes e da União Europeia, com altitude de 4.810 metros): ele também encontrou um baú com várias joias que valem cerca de 332 mil euros.
Segundo o site da Fox News, o alpinista, que não quis ter o seu nome revelado, entregou o tesouro às autoridades locais, e estas estão em contato com representantes da Índia, pois nas joias havia a inscrição “Made in India” (produzidas na Índia).
“Esse foi um homem honesto que percebeu rapidamente que elas pertenciam a alguém que morreu no gelo. Ele poderia ficar com elas, mas preferiu entregá-las à polícia”, explicou Sylvain Merly, comandante da guarda da cidade francesa de Albertvile (que fica próxima ao monte), à agência France-Presse.
Entretanto, de acordo com as leis francesas, as joias podem se tornar propriedades do alpinista caso os donos não sejam encontrados.
Há relatos de que dois aviões da companhia Air India sofreram acidentes no monte em 1950 e 1966, e desde então alpinistas se deparam com bagagens e restos humanos pelo local – ou seja, possivelmente o tesouro encontrado pelo francês possa ser de uma das pessoas que morreram num dos desastres.