O que acontece quando um chocolate fica "branco"?

11/04/2025 às 18:002 min de leituraAtualizado em 11/04/2025 às 18:00

Com certeza você já passou por essa situação: abre um delicioso chocolate que guardou por algum tempo e, quando o vê, toma um susto, pois ele está com uma cor branca estranha. 

Muitos acabam desistindo de comer e colocam tudo no lixo, imaginando que se trata de mofo. Mas será que é isso mesmo? E será que é seguro comer o chocolate desse jeito?

Por que o chocolate fica branco?

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
O chocolate tem sua cor alterada por causa de processos químicos. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Não se preocupe: aquele chocolate esbranquiçado não está estragado nem mofado. Na verdade, ele passou por um processo natural chamado fat bloom (que, em português, pode ser traduzido como “floração da gordura”).

Isso acontece por algumas razões. A primeira é quando a estrutura cristalina das gorduras triglicerídicas na manteiga de cacau se altera – pode ser, por exemplo, que ela derreta um pouco se o chocolate foi armazenado de forma inadequada. As gorduras então se separam dos outros ingredientes e sobem em direção à superfície, mostrando-se pelas manchas brancas ou cinzas.

Outra variação desse fenômeno é quando a gordura migrou para longe de partes do chocolate, que podem então parecer mais claras. Assim, a gordura branca pode vir à tona em diferentes lugares.

Há ainda o sugar bloom, que ocorre mais raramente. Isso acontece quando o açúcar no chocolate se dissolve quando ele entra em contato com a umidade. Depois que a água evapora, os cristais de açúcar acabam ficando na superfície da barra ou do bombom.

Todos os chocolates podem passar por isso, mas alguns fatores tornam esse fenômeno mais provável. O principal deles é o chocolate ter muita gordura em sua composição.

É seguro comer o chocolate neste estado?

(Fonte: GettyImages / Reprodução)
Sim, o chocolate esbranquiçado não vai fazer mal. (Fonte: GettyImages / Reprodução)

Para a felicidade dos gulosos, é sim. A única coisa que pode acontecer é que a gordura e o açúcar expostos tornem o chocolate um pouco menos saboroso, já que pode afetar o sabor e a textura da barra.

Para evitar que isso aconteça, há coisas que podemos fazer, mas outras são de responsabilidade da própria fábrica. O problema pode ser decorrência de uma temperagem mal feita, do armazenamento em locais com variações de temperatura ou luz direta, pela exposição à umidade ou pelo transporte em condições inadequadas.

A temperagem é um processo essencial na fabricação de produtos de chocolate. O chocolate vai sendo aquecido e resfriado lentamente para garantir que os cristais de manteiga de cacau se formem corretamente e se distribuam bem no produto final. É por isso o chocolate fica com aquele aspecto brilhoso irresistível.

Em casa, tudo o que você pode fazer é guardá-lo nas condições adequadas, em uma temperatura entre 17°C e 20°C. O mais importante é garantir que essa temperatura não varie. Colocá-lo na geladeira também colabora para que o fat bloom não se forme.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: