Qual foi o primeiro gibi da Turma da Mônica?

06/08/2022 às 09:001 min de leitura

Dificilmente você vai encontrar um adulto que aprendeu a ler ou praticou ainda mais essa habilidade utilizando as histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Atualmente, é possível encontrar a turminha aprontando bastante em histórias lançadas mensalmente, tradição que já dura pouco mais de 50 anos.

Do jornal para as revistas

Primeira edição da Turma da Mônica em quadrinhos. (Fonte: UFMG/Reprodução)Primeira edição da Turma da Mônica em quadrinhos. (Fonte: UFMG/Reprodução)

A saga da turminha começou nos jornais, onde Maurício de Sousa publicava todas as aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Isso perdurou por toda a década de 1960, até que, em 1970, a garotada ganhou uma revista em quadrinhos.

Em maio de 1970, surgiu nas bancas a revista Mônica e a sua turma. Ela trazia Mônica e Cebolinha em destaque na capa, apesar de outros personagens também terem espaço na publicação - na capa, Horácio, Franjinha, Jotalhão, Cascão e Bidu estão presentes.

Quanto aos demais personagens do quarteto, confira quais foram as suas primeiras edições e quando tiveram suas revistas "solo" publicadas(afinal, os quatro protagonistas vivem fazendo participação nas histórias uns dos outros):

Leia também: Como Maurício de Sousa criou a Turma da Mônica?

Cebolinha – primeiro gibi publicado em 1973

(Fonte: Recreio/Reprodução)(Fonte: Recreio/Reprodução)

Cascão – primeiro gibi publicado em 1982

(Fonte: Recreio/Reprodução)(Fonte: Recreio/Reprodução)

 Magali – primeiro gibi publicado em 1989

(Fonte: Recreio/Reprodução)(Fonte: Recreio/Reprodução)

Vale lembrar que outras publicações também surgiram ao longo dos anos, como a revista do Chico Bento, os almanaques, o Almanacão de Férias (ambos com coletâneas de histórias) e até mesmo a revista do Parque da Mônica, em que as aventuras principais eram narradas nos brinquedos existentes no parque homônimo.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: