Ciência
14/03/2023 às 10:00•2 min de leitura
A descoberta de um pingente de ouro na Dinamarca revelou a menção mais antiga a Odin, o famoso deus cultuado pelos nórdicos vikings. O objeto, datado do século V d.C. prova que esse povo já era influente e rico durante a Idade do Ferro. O artefato é 150 anos mais antigo do que qualquer outro item que mencione a mitologia nórdica.
A descoberta foi realizada em Vindelev, na região leste da Jutlândia, em 2021, em um tesouro que continha quase um quilo de ouro. A inscrição na pingente foi decifrada pela runologista Lisbeth Imer e pelo linguista Krister Vasshus após mais de um ano de trabalho.
"O texto se refere à representação de um homem com um cavalo, retratando o magnata ou rei local, que se apresenta como descendente do rei dos deuses, Odin", acredita Imer. Segundo evidências literárias sobre a cultura nórdica, era comum que os reis gostassem de se apresentar como descendentes das divindades.
O artefato apresenta em letras rúnicas a inscrição "Ele é o homem de Odin" e o nome "Jaga" ou "Jagaz"
Odin é uma das principais figuras da mitologia nórdica, conhecida também como a religião dos vikings. Ele era considerado o deus principal desse panteão e era frequentemente associado à sabedoria, guerra, morte, magia, poesia e conhecimento.
De acordo com a mitologia nórdica, Odin governava o mundo dos deuses, conhecido como Asgard, de seu trono, o Hlidskjalf, e era o pai de muitos outros deuses e seres mitológicos, incluindo Thor, Balder e Loki. Ele era conhecido por ser um viajante frequente, muitas vezes disfarçado, e teria sacrificado um de seus olhos em troca de sabedoria.
Além disso, Odin é famoso por ser o deus dos mortos e governar Valhalla, um salão celestial onde os guerreiros mortos em batalha eram recebidos após a morte. Os seguidores de Odin acreditavam que, se morressem em guerra, seriam escolhidos por ele para viver em Valhalla e lutar ao seu lado no fim dos tempos, o Ragnarok.
Além de guerreiros, vikings eram comerciantes habilidosos. (Fonte: GettyImages/Reprodução)
Os nórdicos foram um povo que viveram na região da Escandinávia, composta por Dinamarca, Noruega e Suécia, entre os séculos VIII e XI. Entre eles, haviam vikings, conhecidos por suas habilidades em navegação e exploração marítima, bem como pela participação das mulheres em funções importantes da sociedade.
O povo nórdico era conhecido por seus navios rápidos, habilidades em navegação, táticas militares e armas, como machados e espadas. Eles viajaram por longas distâncias em seus navios para buscar novas terras, recursos e riquezas, povoando muitas áreas, como a Islândia, a Groenlândia e partes da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Eles tiveram um grande impacto na história da Europa, tanto por meio de suas conquistas quanto por suas contribuições culturais. Eles introduziram técnicas agrícolas avançadas, como a rotação de culturas, e desenvolveram uma arte avançada. A língua nórdica antiga também influenciou muitas línguas modernas, incluindo o inglês.