Artes/cultura
10/01/2018 às 04:00•2 min de leitura
Avaliada em cerca de US$ 3 milhões, esta casa inspirada no desenho da década de 1960 foi encomendada por Dick Clarck, um dos mais lendários apresentadores da TV norte-americana. Ela fica localizada em Malibu, badalado balneário na costa oeste dos Estados Unidos, e tem uma vista privilegiada para o oceano Pacífico e para as montanhas da região.
Na contramão de muitos projetos arquitetônicos, esta casa em Hamburgo, na Alemanha, foi transformada em um playground em larga escala. Entre as ideias postas em prática estão um escorregador ao lado de uma escada, quartos que atiçam a criatividade dos pequenos e locais seguros onde eles podem descansar e se divertir, tudo dentro de casa.
Depois que concluiu a faculdade de Arquitetura, o primeiro projeto sobre o qual o sueco Leo Qvarsebo se debruçou foi o da casa dos seus sonhos. Com a ajuda de amigos e parentes, ele coletou materiais recicláveis e de baixo custo para construir uma residência sem extravagâncias, mas, ao mesmo tempo, bastante original e prática.
O resultado foi esta casa de veraneio com grandes janelas para aproveitar o máximo possível de iluminação solar, uma sala completamente dedicada à leitura, um quarto aconchegante e, ainda por cima, um balanço para sua filha se distrair sem sair de casa.
Na tentativa de projetar um imóvel compacto que não deixa de oferecer um espaço de lazer, arquitetos espanhóis idealizaram esta casa que não deixa as crianças afundarem no sofá. No terceiro e último nível da residência, uma grande sala de jogos com paredes de escalada, tapetes, redes e outros equipamentos de ginástica faz com que os pequenos queimem toda sua energia com a devida segurança.
Da Cidade do México vem esta criativa residência inspirada em uma concha. A intenção do arquiteto que a idealizou, Javier Senosian, era fazer com que os moradores se sentissem como um “molusco que se desloca de uma câmara para outra”. O interior da moradia também conta com mosaicos e vitrais coloridos que deixam o ambiente ainda mais peculiar.
*Publicado em 26/9/2016