Ciência
31/07/2014 às 07:00•1 min de leitura
Você já conhece o tricking? A prática surgiu há cerca de dez anos, sendo considerada relativamente nova, e combina uma série de movimentos de artes marciais com ginástica e dança para criar acrobacias espetaculares.
Também conhecido como xma (eXtreme Martial Arts), o tricking inclui movimentos de práticas como o karatê, a capoeira e o Tae Kwon Do, incorporando ainda técnicas encontradas na ginástica artística, break dance e até de atividades circenses. O esporte tem como objetivo criar uma "mistura estética” de giros no ar, saltos, chutes e torções incríveis.
No entanto, devido a um status relativamente “underground” do tricking, o treinamento especializado para a atividade é quase inexistente. Muitos dos profissionais vêm de outras artes marciais ou modalidades de ginástica, enquanto outros são totalmente autodidatas, aprendendo com os vídeos disponíveis na web.
A prática agora é um fenômeno da internet, e os chamados “trickers” compartilham as suas mais impressionantes acrobacias para o mundo, aumentando a popularidade dessa modalidade que, acima de tudo, é muito divertida.
Se você gostar dos movimentos, tente formar uma equipe para participar de alguns encontros e competições que já estão surgindo no Brasil. Dessa forma, você será capaz de fazer alguns movimentos como esses a seguir. Lembrando que é necessário um bom condicionamento físico, flexibilidade e agilidade, além de um ambiente seguro para treinar e evitar acidentes. Confira abaixo alguns exemplos surpreendentes.