7 mitos e verdades sobre skincare

03/04/2021 às 04:002 min de leitura

É normal que surjam algumas dúvidas quando se trata de cuidados com a pele. Claro que a melhor forma de esclarecê-las é por buscar auxílio de um dermatologista.

Porém, hoje separamos para você algumas curiosidades sobre mitos e verdade sobre o skincare. Veja o que você está fazendo certo ou errado na hora de cuidar da pele:

1. Pele oleosa não precisa de hidratação

MITO: Todas as peles precisam de hidratação, mesmo quem tem excesso de oleosidade precisa repor a água que a derme perde diariamente.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

2. Deve-se usar protetor solar mesmo em dias nublados

VERDADE: Mesmo quando não estamos diretamente expostos ao sol, como em dias nublados, é necessário manter o uso do protetor solar, dado que os raios ainda estão sendo irradiados na pele.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

3. Lavar o rosto muitas vezes faz mal à pele

VERDADE: Lavar o rosto várias vezes não vai deixar a pele livre de oleosidade, esse é um erro muito comum por parte de pessoas que têm a pele oleosa, mas ao contrário do que se pode pensar. Isso pode, por outro lado, causar um efeito rebote e até deixar a pele ressecada.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

4. Pode usar máscara facial diariamente

MITO: Embora a máscara facial possa trazer muitos benefícios à pele, ela é um produto que conta com uma concentração muito grande de ativos e propriedades hidratantes, o que pode prejudicar a pele quando usado em excesso. Isso, uma vez que a absorção de todos os componentes fica difícil, podendo causar oleosidade e problemas como acne.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

5. A esfoliação só pode ser feita uma vez na semana

MITO:  A orientação geral é de esfoliar o rosto apenas uma vez na semana, para não sensibilizar a derme. Entretanto, há produtos que recomendam o uso de 2 a 3 vezes. Além disso, o(a) dermatologista pode também fazer recomendações específicas de acordo com cada caso.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

6. Maquiagem com FPS dispensa protetor solar

MITO: Essa dúvida pode ser sanada até mesmo a partir da análise do rótulo, visto que os produtos de maquiagem e até cosméticos que contam com FPS indicam que isso não substitui o protetor solar.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

7. Dormir de maquiagem envelhece a pele

VERDADE: Não é a maquiagem que envelhece a pele, mas sim que quando dormimos com ela, aumenta a chance da derme ficar desidratada, ressecada ou com excesso de oleosidade. Esses fatores não são benéficos à derme e podem causar o envelhecimento cutâneo precoce.

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: