Ciência
02/01/2025 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 02/01/2025 às 12:00
Já aconteceu de você estar indo para o posto de gasolina e, no meio do caminho, se pegar pensando: "De que lado está o tanque mesmo?" Isso é bem comum, principalmente quando estamos dirigindo um carro que não é nosso — como aquele alugado ou emprestado.
Você se aproxima da bomba, olha para os lados, pensa que talvez o carro tenha o tanque do lado esquerdo, mas e se for do lado direito? A boa notícia é que existe um truque simples para resolver essa dúvida sem sair do carro.
Sabe aquele triângulo ou seta que aparece junto ao medidor de combustível no painel? Pois é, o ícone está ali para te ajudar a evitar a confusão! Esse símbolo indica exatamente de que lado do carro o tanque de gasolina está. Simples, né?
A ideia foi criada por Jim Moylan, um engenheiro da Ford, lá em 1986, e começou a ser usada em modelos da marca em 1989. Desde então, a maioria dos carros passou a adotar essa dica super prática, ajudando motoristas a acertarem o lado da bomba sem precisar parar e sair do carro para dar aquela olhadinha.
Se o seu carro for mais antigo ou não tiver a famosa seta no painel, não precisa entrar em pânico. Há outras formas simples de descobrir onde está o tanque.
Antes mesmo de entrar no carro, dê uma olhada rápida na porta de combustível. Na maioria dos veículos, ela estará no lado direito do carro, geralmente o oposto ao lado do motorista. Isso não é uma regra universal, mas costuma funcionar.
Outra alternativa é usar o espelho lateral. Se você estiver em uma posição em que consegue visualizar a porta do tanque no reflexo, já sabe onde estacionar.
E aqui vai um bônus: em muitos carros antigos, o próprio ícone de combustível no painel pode dar a dica. A mangueira da bomba desenhada no ícone geralmente está no mesmo lado que o tanque.
Com essas dicas simples, você nunca mais vai ficar na dúvida de qual lado do carro está o tanque de gasolina e vai saber exatamente como se posicionar no posto. Afinal, ninguém merece passar aquela vergonha de parar no lado errado da bomba, não é?