Cachorros realmente conseguem assistir TV?

02/07/2022 às 06:002 min de leitura

Para quem é dono de um animal de estimação, uma pergunta recorrente que passa pelas nossas cabeças é se os nossos pets são capazes de entender o que está acontecendo na tela de uma televisão. Afinal, quando estamos abraçados com eles no sofá, os cachorros têm o hábito de ficar encarando a tela por minutos.

Logo, passamos a nos questionar se eles realmente conseguem se concentrar por tanto tempo em algo como uma TV ou se isso é apenas fruto da nossa imaginação — louca para encontrar mais alguma coisa em comum entre nossas espécies. Para sanar essa dúvida, nós separamos alguns fatos sobre o que se sabe até agora.

Leia também: As 6 raças de cachorro mais amadas pelos brasileiros

Cachorros e televisão

@pretinhadogtricolor #pretinhadogtricolor #brasileirao #galo #fluminense #fazol #cano #flu ? som original - Pretinhadogtricolor

No TikTok, a cachorra pretinha acabou ficando famosa pelo seu rotineiro hábito de comemorar toda vez que o time do Fluminense marca um gol. Os vídeos são verdadeiramente fascinantes, uma vez que ela está sempre sentada na cama esperando a bola encostar no fundo da rede para sair celebrando.

Então, é impossível duvidarmos de que os cães são capazes de assistir à televisão, certo? Até onde nós sabemos, eles recebem cores e luz de maneira diferentes dos seres humanos, então não necessariamente assistem a mesma coisa do que nós. Por outro lado, o hábito de prestar atenção nas telinhas é verdadeiro.

Assim como ocorre com os humanos, o interesse do cachorro pelo que está sendo transmitido na televisão varia bastante com a sua capacidade de atenção ao movimento. Se o volume estiver alto, é bem capaz que eles também reajam aos sons que estão sendo produzidos — sobretudo aqueles que lembrem algo de seu gosto, como um brinquedo canino. 

Auxílio da televisão

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em muitos casos, é comum que os donos deixem suas televisões ligadas quando estão fora de casa para reduzir o sentimento de ansiedade de separação dos seus animais. Embora essa seja uma tática útil para acalmar os nervos, é necessário que ela não se torne uma substituta em tempo integral da interação entre humano e animal de estimação.

Cães são animais sociais e estão sempre buscando nosso contato para se sentirem felizes. Além disso, alguns programas de televisão podem emitir sons desconfortáveis para essas criaturas, como barulhos de tiros, explosões, sirenes e por aí vai. Portanto, se for manter a TV ligada, é melhor manter o volume baixo.

Real e fictício

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Se os cães são capazes de prestar atenção na televisão, eles também sabem que tudo que está sendo transmitido ali não é necessariamente real? Por exemplo, eles conseguem interpretar que não existe um gato ou outro cachorro por trás da tela 2D, ou simplesmente pensam que aquilo foi "teletransportado" para sua casa?

Essa é uma resposta que a ciência ainda não conseguiu chegar até hoje. Mesmo assim, podemos deduzir que, com o tempo de exposição que essas criaturas têm passado em frente a esses dispositivos, cada vez mais eles têm sido capazes de deduzir que existe uma interatividade limitada e unidirecional com a televisão.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: