Os Jetsons: já estamos vivendo o futuro do desenho animado?

08/08/2022 às 08:002 min de leitura

No dia 31 de julho de 2022, o mundo dos desenhos animados "celebrou" uma data importante: este seria o nascimento de George Jetson, o protagonista da série Os Jetsons, animação futurista produzida em 1962 e que mostrava uma família no futuro, em 2062.

A série durou 3 temporadas e teve mais de 70 episódios, e elaborava uma imaginação sobre como seria a vida das décadas seguintes. Mas será que o futuro projetado pelos Jetsons de fato se concretizou? É o que contaremos neste texto.

Previsões dos Jetsons que se concretizaram 

(Fonte: Imaginarium)(Fonte: Imaginarium)

Os Jetsons mostravam a vida cotidiana de uma família bem tradicional: o marido George, a esposa Jane, a filha adolescente Judy e o filho Elroy. Boa parte da rotina deles envolvia aparelhos automatizados, que eram apenas ficção científica nos anos 60.

Alguns dispositivos que eram mostrados na série, que pareciam então um sonho, já foram até superados. É o caso do videofone que os Jetsons usavam. Em 2022, já usamos Skype e o Facetime, e passamos uma longa pandemia usando Zoom. Muita gente, inclusive, já não aguenta mais as videochamadas.

Os Jetsons também tinham uma empregada doméstica robótica, a Rosie. Por mais que não tenhamos robôs humanoides que limpem a casa, já há algum tempo usamos aspiradores robóticos que "farejam" a sujeira de uma forma que parece quase mágica.

A família também tinha TV de tela plana, câmeras que olhavam dentro do corpo e — pasme — até drones que passeavam pelo céu. Em um episódio do seriado, que se passa em 2062, Elroy Jetson assiste a reprises dos Flinstones usando um relógio de TV — algo já possível de ser feito com um Apple Watch, que foi lançado em 2015.

O futuro dos Jetsons que ainda não chegou

(Fonte: Carupi)(Fonte: Carupi)

Algumas tecnologias mostradas nos Jetsons ainda não estão entre nós. Judy Jetson, por exemplo, tinha uma máquina que entregava o café da manhã pronto todo dia apenas apertando um botão. Podemos pensar em algo semelhante com a impressora 3D, mas ainda não existem formas de produzir alimentos deste jeito (há uma startup, contudo, que está usando impressão 3D para imprimir bifes vegetais).

Os Jetsons também mostrava vários aparelhos de higiene automatizados, como máquinas que penteiam o cabelo e escovam os dentes ao mesmo tempo. Isso, obviamente, não existe — e, na verdade, nem parece ser tão útil assim.

Mas a tecnologia para cuidados da pele está mais avançada do que o seriado mostra. Já temos máscaras de luz LED e lasers domésticos que prometem tratamentos dermatológicos avançados. Contudo, esta preocupação com o envelhecimento parecia aquém do que Os Jetsons conseguia prever.

Já no âmbito dos transportes, os carros autônomos exibidos no desenho parecem estar cada vez mais próximos da realidade — e a previsão é que eles realmente cheguem ao mercado antes de 2062. Mas o meio mais fascinante dos Jetsons — o famoso carro voador — certamente não vai acontecer tão cedo.

O contexto social do futuro nos Jetsons

(Fonte: Jota)(Fonte: Jota)

Nem tudo que Os Jetsons mostra tem a ver com máquinas: o seriado também faz um comentário sobre como seria nossa vida no futuro em aspectos socioeconômicos. Uma parte interessante é notar que o capitalismo ainda existe no futuro, já que George Jetson é um assalariado que trabalha numa fábrica de rodas dentadas e é bastante abusado pelo chefe.

No entanto, o futuro do trabalho aparece de um modo diferente ao que está acontecendo na vida real: George trabalha apenas três por dia semana durante três horas. Embora haja movimentos "antitrabalho" que reivindicam mudanças nos sistemas trabalhistas em diversos países, isto ainda está bem longe da realidade.

Muita gente, aliás, diz que talvez nunca tenha trabalhado tanto quanto agora, embora a automação tenha avançado em vários aspectos. Vale lembrar ainda que Os Jetsons tinham, no fundo, um tom meio pessimista sobre o futuro: por mais que tivessem todos os avanços tecnológicos possíveis, os personagens do seriado estavam sempre reclamando de alguma coisa.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: