Estilo de vida
14/10/2016 às 09:54•1 min de leitura
Os detalhes específicos podem mudar, assim como sua crença ou não na existência dele, mas existe um fato indiscutível quando o assunto é a mitologia do Inferno: o lugar é bem quente.
Mas qual seria a temperatura exata? Bem, levando em consideração o que diz a maioria das pessoas que creem na existência de um reino onde queimam as almas dos pecadores, o Inferno deve ficar no subsolo, bem próximo ao centro do nosso planeta.
Até hoje não foi possível medir com precisão a temperatura nessa parte da Terra, mas pesquisadores franceses já conseguiram fazer uma estimativa, através de experimentos com o ponto de fusão do ferro. Segundo esse estudo, podemos esperar algo em torno de 5000 a 6000 ºC no local.
De fato, a temperatura é tão alta que conseguiria derreter com facilidade praticamente tudo o que pode ser encontrado no planeta. Isso só não acontece porque a pressão nessa região é tão alta que mantém a maior parte do núcleo em estado sólido.
Continuando o exercício de imaginação, outro local que poderia abrigar o Inferno e fazer jus às histórias de fogo eterno é o manto. Essa camada da Terra fica logo abaixo da crosta, onde vivemos, e se estende por cerca de 3000 quilômetros. Ali, a temperatura fica um pouco mais “agradável”, chegando aos 500 ºC na região mais fria.
Mesmo assim, o lugar é quente o suficiente para que a gente nem consiga se aproximar. Até hoje, o buraco mais profundo já cavado tem 12 quilômetros e foi feito na União Soviética em 1989. As altas temperaturas são exatamente o que dificulta esse tipo de pesquisa. De qualquer jeito, uma coisa ficou clara: as profundezas do planeta fazem os 40 ºC do verão parecerem um paraíso.