Ciência
23/06/2017 às 07:42•2 min de leitura
Talvez você já tenha ouvido por aí que Leonardo da Vinci teria sido o inventor da tesoura. Pois, apesar de o gênio florentino ter se destacado como engenheiro, arquiteto, matemático, anatomista, inventor, botânico, poeta, pintor, escultor e músico — ufa! — e ser reconhecido mundialmente como pai da balística e da aviação, não foi ele quem concebeu as tesouras não.
Na verdade, essas práticas ferramentas surgiram muito — muito — antes de da Vinci. Alguns historiadores acreditam que elas foram desenvolvidas no Oriente Médio há 3 mil ou 4 mil anos, e existem registros de que os antigos egípcios já utilizavam utensílios parecidos com tesouras por volta do ano 1,5 mil a.C.
Esses objetos empregados pelos egípcios consistiam em duas lâminas de metal, geralmente feitas de bronze, que ficavam conectadas por meio de uma espécie de mola, e esse mecanismo mantinha as peças metálicas separadas até que elas fossem pressionadas.
Elas evoluíram bastante até chegarem neste modelo
Pois os antigos romanos acharam a engenhoca usada pelos egípcios interessante e decidiram aprimorar a peça — desenvolvendo um utensílio bem parecido com as tesouras que conhecemos hoje em dia, isso por volta do ano 100 d.C.
E esses dispositivos melhorados pelos romanos — que eram fabricados artesanalmente principalmente em ferro e bronze — permaneceram em uso durante séculos. Isso até um cara chamado Robert Hinchliffe, de Sheffield, na Inglaterra, resolver dar uma olhada nas tesouras e adaptar seu design de forma que elas pudessem ser produzidas em massa, em 1761.
Foi Hinchliffe, aliás, quem começou a fabricar as tesouras em aço — e foi a partir da popularização desse utensílio que um sem fim de outros “modelos” começou a ser desenvolvido, como é o caso das tesouras para jardinagem, para tosquia de animais, cirúrgicas etc. Você pode conferir uma seleção de imagens a seguir que mostram um pouquinho da história dessas ferramentas. Veja:
Antigas tesouras coreanas
Tesouras de bronze do século 2 encontradas na Turquia
Tesoura chinesa em prata datada da Dinastia Tang
Tesoura do século 17 em exposição no Museu Semmelweis, em Budapeste, na Hungria
Tesoura militar equipada com uma lâmina central indo-persa datada dos séculos 18 e 19
Tesouras do século 19 usadas por calígrafos otomanos na Turquia
Tesoura do século 19 usada para cortar papel
Tesouras cirúrgicas de meados do século 19
Tesouras persas em formato de aves do século 19
Instrumento médico do século 19
Tesoura de bolso parte de um kit médico militar do século 19
Tesoura de 1910
Tesoura de escritório criada pela Tiffany Studios por volta do ano 1910
Tesoura que fez parte dos equipamentos usados pelos astronautas da missão Apollo 12
Tesoura hidráulica usada para o desmanche de um antigo avião de guerra na Ucrânia
Interessante, não é mesmo?
O Mega Curioso está em diversas redes sociais, sabia? Você pode nos seguir no Facebook, no Instagram e também no Twitter! Vem com a gente!