
Ciência
24/02/2012 às 16:41•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
O aumento considerável no consumo de cosméticos aquece o mercado e faz com que a variedade de produtos disponíveis nas prateleiras das lojas do ramo aumente a cada dia. E toda mulher que se preza sabe a importância de encontrar os produtos certos para suas necessidades.
Mas a variedade é tão grande que sempre bate aquela dúvida: como acertar na hora de escolher o corretivo? Existem versões líquidas e cremosas, em cores muito diferentes – como verde e lilás – e, ainda por cima, é preciso saber aplicá-lo adequadamente para conseguir o efeito desejado. Para esclarecer todas essas dúvidas e também para mostrar outras utilidades de um dos itens básicos de maquiagem, confira esse artigo especial sobre corretivos.
Para que serve o corretivo
Como o próprio nome diz, o efeito esperado do produto é que ele cubra, disfarce e amenize as mais diferentes manchas e imperfeições que possam existir no rosto. Espinhas, cicatrizes, olheiras e vasinhos ganham um novo aspecto quando recebem um toque de corretivo.
Por esse motivo, é importante saber que o produto deve ser usado somente em partes específicas do rosto, onde se encontram as imperfeições. Se aplicado no rosto todo, o produto perde sua funcionalidade e não traz o resultado esperado. Reserve o corretivo apenas para disfarçar os defeitinhos da pele e prefira aplicar uma base de boa qualidade no rosto todo para obter uma pele bonita e uniforme.
Entretanto, além da função básica de corrigir imperfeições, o produto pode ser usado com diferentes finalidades. Em um tom mais claro, o corretivo pode ser aplicado sobre o nariz ou no pequeno espaço entre o queixo e a boca para servir de iluminador e dar um brilho ao make. Sobre as pálpebras, o corretivo cumpre a função do primer, realçando as cores das sombras e ajudando a fixar o lápis e o delineador. Já nos cantos internos e externos dos olhos, o produto contribui para um olhar mais aberto e destacado – esse efeito fica ainda melhor se finalizado com pó iluminador.
Líquido, cremoso, em bastão...
Como você já deve ter notado, a variedade de corretivos é bastante grande, o que torna mais difícil a tarefa de escolher o produto que se adéqua ao seu tipo de pele e as imperfeições que você precisa disfarçar. Confira mais detalhes sobre cada versão do produto:
Fonte: Thinkstock
Líquido
Com efeito bastante sutil, o corretivo líquido é usado para cobrir pequenas imperfeições. Olheiras suaves, cravos e espinhas quase imperceptíveis ganham um ótimo acabamento com esse tipo de produto. Por sua textura, é bastante indicado para a região dos olhos por facilitar a aplicação e pode ser usado em todos os tipos de pele.
Cremoso
O corretivo cremoso confere uma cobertura mais densa, ideal para disfarçar olheiras e manchas escuras, além de grandes imperfeições. Por ser um produto mais oleoso, é recomendado para pessoas de pele mista ou seca.
Mineral
O corretivo mineral confere um efeito suave e uma cobertura natural devido a sua textura leve. Sendo assim, traz resultados bastante satisfatórios com pequenas imperfeições e olheiras discretas. Por se tratar de um produto em pó, é indicado para peles oleosas, mistas e sensíveis – já que contem ingredientes que não irritam a pele.
Bastão ou lápis
Indicado para todos os tipos de pele, o corretivo em bastão ou em lápis é o melhor para esconder espinhas e pequenas manchas. Com uma textura seca e firme, facilita a aplicação em pequenas áreas, mas requer cuidado para não gerar acúmulos.
As cores e seus efeitos
Depois de definir a textura ideal do seu corretivo, é preciso escolher a cor do produto. O segredo dos grandes maquiadores é ter sempre à mão dois tons de corretivo. Isso porque nós costumamos apresentar uma diferença considerável nas cores do rosto.
A área das olheiras tende a ser mais escura do que a testa, por exemplo. Sendo assim, o mais recomendado seria usar um tom de corretivo mais claro para esconder uma espinha na testa e um tom mais escuro para suavizar a área dos olhos.
Entre as opções básicas, varie sempre de acordo com tom mais próximo da sua pele. Para isso, os especialistas recomendam que o corretivo seja testado diretamente no rosto e, preferencialmente, sob luz natural. Boa parte das mulheres costuma passar o produto na mão, porém isso pode resultar em uma grande diferença na hora de aplicar o produto no rosto.
Os maquiadores profissionais também recorrem a corretivos especiais para suavizar manchas coloridas que podem surgir na pele. O segredo desses corretivos está no espectro de cores – é preciso escolher cores opostas para esconder as imperfeições da maneira mais eficaz. Uma mancha vermelha na pele, por exemplo, pode ser disfarçada com um corretivo verde – já que esses tons são opostos, um suaviza o outro.
É importante lembrar que os corretivos coloridos não dispensam o uso de um corretivo normal. Sempre que usar uma versão especial do produto, recorra ao seu corretivo habitual para dar acabamento à pele. Confira mais detalhes sobre as versões coloridas:
Fonte: Thinkstock
Na hora de aplicar
O momento exato e a maneira ideal de aplicar o corretivo são duas questões que dividem opiniões entre os maquiadores profissionais.
Alguns defendem que o corretivo deve ser aplicado antes da base e outros preferem deixar para usá-lo logo após uniformizar a pele com a base. De fato, a ordem da aplicação vai depender do estado da pele. Rostos com marcas discretas podem receber a base e, caso ela não dê conta de alguma manchinha ou detalhes mais visível, receber um pouco de corretivo. Em casos mais sérios, pode ser preciso investir no corretivo diretamente sobre a pele e depois continuar com a base e o restante da maquiagem.
Os maquiadores também chamam atenção para o fato de que a base pode retirar e, por isso, diminuir o efeito do corretivo se for aplicada depois. Isso ocorre porque o pincel acaba espalhando o produto na pele e diminuindo a sua concentração, o que pode alterar o efeito final.
Fonte: Thinkstock
Ainda é importante lembrar que a função do corretivo é suavizar as imperfeições ao colorir a pele. Sendo assim, o produto funciona somente para cobrir a superfície cutânea, o que significa que ele não é eficaz para amenizar rugas, sulcos e outras marcas profundas na pele.
E para que o produto cumpra sua função adequadamente, ele deve ser colocado sobre a pele. Aqui, mais uma vez, existem profissionais que preferem usar pincéis e aqueles que optam por aplicar o corretivo com os dedos. Teste as duas formas e escolha aquela que se adapta a você e apresenta o melhor resultado. Qualquer que seja a maneira escolhida, lembre-se de que é preciso depositar o produto na pele, por isso sempre aplique dando batidinhas leves.
E, mais uma dica é certeira: aplique sempre uma pequena quantidade do produto sobre as imperfeições. Caso contrário, você acabará depositando muito corretivo sobre a pele e o resultado será uma crosta que acabará evidenciando ainda mais o problema. Para evitar que isso aconteça, aplique o corretivo aos pouco e em pequenas quantidades. Assim que alcançar o efeito desejado, com o auxílio de um pincel esfume as bordas com pó compacto e finalize a cobertura.
Escolha o seu corretivo
Agora você já sabe como escolher o corretivo ideal para sua pele e as imperfeições que deseja amenizar. Então, confira a galeria abaixo, que traz sugestões de várias versões do produto e escolha o seu!