Artes/cultura
27/07/2016 às 08:40•4 min de leitura
Desde a noite de ontem (26), o assunto mais comentado da internet é o suposto sequestro de uma jovem youtuber em Londres.
Segundo especulações, Marina Joyce estaria em cativeiro e seria forçada a gravar vídeos. Sua mudança de aparência e comportamento fez com que explodissem teorias das mais variadas nas redes sociais.
Antes e depois
Apesar de a polícia já ter divulgado que foi até a casa da jovem e que tudo está bem, uma live feita por Marina nesta manhã instigou novos comentários sobre a sua situação de risco.
Nos falamos sobre o tema na live do Mega Curioso de hoje, assista aqui.
Com mais de 600 mil inscritos em seu canal, ativo há pouco mais de 3 anos, Marina Joyce parecia ser mais uma garota normal, contando sobre o seu cotidiano e dando dicas de maquiagem e roupas para outras jovens.
Porém, há alguns meses, fãs têm observado uma mudança brusca no comportamento e na aparência da garota, que está bem mais magra, cheia de hematomas, além de parecer assustada em seus novos vídeos.
Há 6 meses, a jovem começou a namorar e, segundo os fãs, foi aí que as coisas mudaram. Porém, foi um vídeo em especial que desencadeou todo o rumor: nele a jovem aparece desnorteada, com muitas marcas nos braços, e parece seguir as ordens de alguém que está por trás das câmeras. Muitas pessoas afirmaram ouvir um sussurro aos 12 segundos, que significaria “help me” (me ajude).
Para piorar a situação, na noite de ontem, Marina usou o seu perfil no Twitter para fazer um convite: os seus seguidores deveriam encontrá-la às 6h30 da manhã em um suposto evento. Achando isso bem estranho, muitas pessoas alertaram para os riscos do encontro e acharam que o desfecho poderia ser trágico.
Marina Joyce
“Me encontre em Bethnal Green às 6h30 da manhã se você quiser se divertir comigo neste evento – traga um amigo para que você não fique perdido”
Um dos fãs da jovem publicou no fórum "Pan" alguns dos pontos que reforçam a versão de que ela estaria sendo forçada a gravar os vídeos.
“Tenho a sensação, juntamente com muitas outras pessoas, de que alguém está forçando Marina a fazer esses vídeos. Provavelmente o seu namorado, mas é possível que ela tenha sido sequestrada ou esteja sob efeito de drogas. Seus olhos continuam desviando da câmera e sua linguagem corporal a faz parecer muito desconfortável, quase como se ela estivesse repetindo o que alguém está fazendo. Ela mal fica parada, está sempre tremendo, e seu corpo parece instável”.
Garota parece assustada
Outros usuários também notaram que em outro vídeo, intitulado “Every Day Makeup Tutorial”, é possível ver uma espingarda em um canto do seu quarto, além de alguns frascos de remédio em sua cabeceira. No trecho 4:31, um carro chega ao local e é possível ver a mudança na expressão da garota.
Arma aparece no quarto da garota
No vídeo “Why i’m vegan”, a jovem pisca constantemente, usando frases rápidas, algumas vezes repetidas e até mesmo sem conexão. Os fãs também guardaram um print em que, ao ser questionada se estava bem, a jovem responde com um "sim" seguido de um "não" – a segunda resposta foi apagada logo depois.
Qual a resposta certa?
O estranho convite para que os fãs a encontrassem na estação de metrô Bethnal Green fez com que muitos se lembrassem do atentado ocorrido em 7 de julho de 2005, quando uma série de explosões atingiram o sistema de transporte público da capital britânica e deixaram 52 mortos e cerca de 700 pessoas feridas.
Muitos chegaram a cogitar que a jovem estaria em posse do ISIS, o que aumentou a insegurança quanto ao evento.
A maioria das pessoas acredita que o namorado de Marina a mantém em cárcere privado e manipula todos os seus vídeos. Além do "help me" e das indicações claras de que existe sempre alguém com ela, para os defensores da teoria, os diversos hematomas no corpo da garota provariam que ela está sofrendo violência doméstica.
Galeria 1
Pessoas disseram ouvir barulhos de corrente em outro vídeo da jovem
Nao paro de ve esse video, é so eu que escuto barulho de corrente? #savemariajoyce pic.twitter.com/2rPBhtBoou
— Fernanda Jardim (@Jardimf_) 27 de julho de 2016
Muitos acreditam que todas as situações estranhas vistas nos vídeos têm relação com o abuso de drogas. Em uma imagem que está circulando no Twitter, são mostrados oito fatos pelos quais a jovem seria dependente química, entre elas: os hematomas, que seriam resultado do uso de crack ou morfina; a forma como ela para de falar e olha assustada para o outro lado, como se tivesse tido uma alucinação; e as ânsias que a jovem tem no meio das gravações.
Marina Joyce
Alguns internautas chegaram a ligar a youtuber ao caso de Madeleine McCann, uma criança desaparecida em Portugal em 2007. Porém, Madeleine deveria estar com 12 anos atualmente, e Marina tem 19.
Madeleine McCann
Há quem acredite que tudo não passa de uma grande ação de marketing de "Black Mirror", uma série de suspense que aborda o lado negro da vida relacionado à tecnologia.
Depois de uma longa madrugada de especulação e de uma visita da polícia, a jovem gravou uma live na manhã desta quarta-feira (27) afirmando estar tudo bem. É claro que a maioria não acreditou e novas teorias começaram a se formar, como o fato de Marina ter pintado duas faixas azuis no rosto, o que simbolizaria violência doméstica. Porém, nada ficou comprovado até agora.
ELA DISSE "HELP ME" TOSSINDO
— Snap: GuiTintel (@GuiTintel) 27 de julho de 2016
OU JÁ ESTAMOS TODOS BEM LOUCOS COM ESSA HISTÓRIA TODA#savemariajoyce pic.twitter.com/DDM0IVEwZ9
Da CLARAMENTE pra perceber gente,olha a expressão dela quando ela fala 'help', alguém esta por trás #savemariajoyce pic.twitter.com/Ab839uhs74
— Snap: Therealrodrigo (@Therealrodrigo) 27 de julho de 2016
Marina Joyce