Ciência
28/06/2012 às 13:41•4 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Estamos na época das festas juninas, que tiveram origem pelas comemorações dos santos desse mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Geralmente, as festas se prolongam até julho, trazendo com elas muitas delícias gastronômicas que são difíceis de resistir.
Se você adora o clima junino da decoração, das músicas, das tradições e, principalmente, dos quitutes dessas festas, saiba que você pode sim aproveitar tudo de forma saudável e sem engordar. É só saber escolher as opções corretas.
E não pense que você terá que abdicar daquelas delícias que você adora. Muitas delas são ótimas fontes de nutrientes e fibras, podendo até serem aliadas da sua saúde.
Segundo a nutricionista Juliana Dragone, as opções produzidas com milho, ou o próprio alimento in natura somente cozido, são ótimas escolhas, pois possuem um nível calórico relativamente mais baixo que os outros quitutes. Só é bom ficar de olho para não exagerar na pamonha, que é um pouco mais calórica devido ao uso de açúcar ou manteiga no preparo.
A nutricionista indica que o ideal é que a pessoa vá para a festa com algo no estômago para não exagerar nos alimentos calóricos. Por isso, antes de ir para o “arraiá”, procure consumir um lanchinho leve como um sanduíche com pão integral ou uma fruta e um iogurte, para não chegar morrendo de fome, atacando todas as guloseimas das barraquinhas.
Fonte: Thinkstock
Aproveite a festa para dançar, se divertir com os amigos e conversar, tirando um pouco o foco das tentações. Confira abaixo mais algumas dicas e as melhores opções de alimentos para manter a dieta em dia.
Evite
Tente evitar as opções que são produzidas com muito açúcar, manteiga, leite condensado e gordura. Apesar de não fazerem parte das tradições, nas festas atuais existem muitas barraquinhas de pastel e outras frituras muito calóricas, que você deve resistir e passar bem longe. A cocada também é uma opção cheia de calorias por ser muito açucarada, então procure evitar.
Fonte: Thinkstock
O cachorro-quente foi incorporado no cardápio das festas juninas, sendo uma opção deliciosa, mas também muito calórica, principalmente quando acompanhada de muitos molhos, temperos e coberturas com batata-palha, requeijão, queijo ralado etc. Se você não resistir, prefira só o pão com a salsicha ou com um pouco de molho de tomate.
Muitos dos quitutes juninos são produzidos com amendoim que, em pouca quantidade, pode fazer bem à saúde, pois contém fibras e tem poderes antioxidantes. Porém, geralmente, ele vem acompanhado de muito açúcar em pé-de-moleque e paçoca. Se não resistir, prefira um punhado do alimento torrado e se limite a consumir um quadradinho de pé-de-moleque ou paçoca.
Mantendo um controle, você pode experimentar um pouquinho de cada opção sem exagerar e sem pesar na balança depois.
Consuma moderadamente
O quentão feito com vinho é irresistível, principalmente nas noites frias de junho e julho. A bebida aquece e conforta o corpo com o gostinho delicioso das especiarias.
Mas é importante se lembrar de que o quentão também tem açúcar em seu preparo, além de ser uma bebida alcóolica. Por isso, consuma com moderação. Um copinho é o suficiente. Caso não resista, alterne o consumo com bastante água mineral. Se o quentão for de cachaça, a indicação é ainda mais reforçada, pois o nível de álcool é bem maior.
Fonte: Thinkstock
O milho é um alimento bastante saudável, sendo fonte de fibras, carboidratos e vitaminas. Quando for consumi-lo cozido, prefira a opção sem manteiga e com pouco sal, que é menos prejudicial à sua saúde. No caso da pipoca, prefira a versão sem manteiga.
Nas opções feitas com o alimento, como o bolo de milho, a pamonha e o curau, limite a quantidade, deixando de lado “coberturas” calóricas que podem ser oferecidas como o leite condensado.
Um alimento bem tradicional nas festas juninas e pode ser uma boa opção para matar a fome é a batata-doce assada. O alimento é boa fonte de carboidratos e fibras que atuam no bom funcionamento do organismo e ainda combatem o colesterol.
O doce de abóbora também é uma boa opção. Mesmo assim, é bom não exagerar, pois vai açúcar em seu preparo. A abóbora é rica em fibras, vitaminas e benefícios antioxidantes. No final deste artigo, você confere uma receitinha light de doce de abóbora para você fazer em casa.
Algumas opções e suas calorias
Receitas light
É possível deixar as guloseimas das festas juninas muito mais saudáveis com calorias e gorduras reduzidas.
Para isso, o indicado é fazer algumas substituições de ingredientes como recomenda a nutricionista Juliana Dragone: “Para deixar as opções menos calóricas, você pode substituir o açúcar normal pelo adoçante ou açúcar light, o leite integral pelo desnatado, a manteiga pela margarina light e até trocar a farinha comum pela integral em algumas preparações”.
Se você quiser preparar algumas opções leves e com poucas calorias para uma pequena festa junina em casa, confira as opções de receitas abaixo do TudoGostoso.
Fonte: Reprodução/TudoGostoso
Ingredientes:
4 xícaras de chá de leite desnatado
2 latas de milho escorrido
6 colheres de sopa de adoçante culinário
1 colher de sopa de margarina light
1 colher de sopa de maisena
1 colher (café) de essência de baunilha
1 colher de sobremesa de canela em pó
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite, o milho, o adoçante, a margarina e a maisena. Passe pela peneira e coloque numa panela antiaderente, levando ao fogo médio e mexendo até ficar um creme grosso. Acrescente a baunilha e distribua em taças e polvilhe com a canela. Por fim, deixe esfriar e leve a geladeira por 30 minutos antes de servir.
Ingredientes:
250 g de milho para canjica
4 cravos-da-índia
2 canelas em pau
7 xícaras de chá de água
1 xícaras de chá de leite desnatado
1 xícaras de chá de leite em pó desnatado
1 vidro de leite de coco light
1 colher de sopa de margarina light
Adoçante para forno e fogão a gosto
Modo de preparo:
Coloque o milho em uma tigela, cubra com água fria e deixe na geladeira até o dia seguinte. Retire da geladeira e escorra a água. Depois transfira o milho para uma panela e acrescente o cravo, a canela em pau, as sete xícaras de água, o leite desnatado, o leite em pó, o leite de coco e a margarina light. Mexa até ficar homogêneo e leve ao fogo baixo, cozinhando até o milho ficar macio e formar um caldo grosso. Retire do fogo, adicione o adoçante e mexa vigorosamente. Sirva quente ou frio polvilhado com canela em pó.
Fonte: Thinkstock
Ingredientes:
1 kg de abóbora madura
Cravo
2 cenouras cruas
Açúcar magro a gosto
Água para cozinhar a abóbora
Modo de preparo:
Em uma panela com água cozinhe a abóbora com os cravos, até ficar macia. Depois de bem macia mexa com uma colher de pau até desmanchar e reserve.
Rale as cenouras e misture com a abóbora. Adoce com o açúcar magro e coloque na geladeira.
***
Com essas dicas você pode aproveitar ainda mais as festas juninas de forma saudável, mantendo o corpo em forma.
Já se você deseja realizar uma grande festa junina com uma bela decoração e com todas as opções gastronômicas tradicionais, você pode conferir também este outro artigo especial que o TodaEla preparou para você neste link.