Esportes
04/07/2011 às 15:25•1 min de leitura
Na próxima vez em que for à feira ou ao mercado, não se esqueça de comprar blueberry. Estudos recentes comprovam a importância de manter a fruta, também conhecida como mirtilo, no cardápio.
A última pesquisa foi realizada pela pesquisadora Shiwani Moghe, da Texas Woman’s University (Estados Unidos), e revelou que o consumo do mirtilo reduz a formação das células de gordura. Esse é o sonho da maior parte das mulheres e pode ser realizado graças aos polifenóis presentes na blueberry. Eles conseguem inibir a obesidade ainda na fase molecular.
Como os testes foram realizados em culturas de tecidos de ratos, ainda é preciso analisar se o efeito em humanos é o mesmo.
No entanto, outros benefícios relacionados ao mirtilo já foram comprovados. Um estudo realizado na Universidade do Arkansas, também nos Estados Unidos, revelou que a fruta é ótima para o coração e ainda reduz o risco de aterosclerose. Essa doença inflama as artérias e forma placas de gordura que podem causar um infarto.
A ação da blueberry é benéfica graças a substâncias com propriedades anti-inflamatórias que ela possui. E não é preciso comer muitas unidades para sentir o efeito positivo: consumir meio copo de mirtilos é suficiente para diminuir o risco em até 60%.
A fruta também faz bem para a beleza, pois possui mais antioxidantes que verduras, legumes e outras frutas frescas. A substância protege do envelhecimento precoce e de outros males associados à velhice.
Se você ainda não está convencido de que a blueberry é uma fruta do bem, saiba que ela também possui efeitos anti-inflamatórios, previne o câncer e é deliciosa.
O melhor é que consumir mirtilo ajuda a saúde sem engordar: cada 100 gramas, que equivalem a uma porção de quase 100 blueberries, têm apenas 32 calorias!