Esportes
27/06/2011 às 13:29•1 min de leitura
Está comprovado: o espinafre, que ficou conhecido graças ao desenho do Popeye, realmente faz bem para os músculos. Pesquisadores do laboratório do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que o hábito do marinheiro famoso entre as crianças, que consumia a verdura para ficar mais forte, funciona também na vida real.
O estudo revelou que ingerir 300 gramas de espinafre por dia faz com que os músculos precisem de menos oxigênio para estar em atividade, ou seja, as células precisarão de 5% menos combustível durante o exercício físico.
O resultado é mais eficiência durante o treino, graças a uma substância chamada nitrato presente no alimento. Os especialistas comprovaram esse benefício após o consumo de outras verduras, como a beterraba e a rúcula.
O espinafre, em especial, traz ainda outros benefícios para o corpo. Ele é fonte de ferro, que evita anemia; cálcio e fósforo, que facilitam a construção muscular e fortalecem os ossos; e em vitamina A, que aumenta a resistência do indivíduo contra doenças e combate o envelhecimento da pele.
E você pode consumir o alimento sem medo de engordar: cada cem gramas de espinafre possui apenas 18 calorias. Mesmo quem não gosta da verdura, pode encontrar uma receita que lhe agrade. É possível usá-la como ingrediente para saladas, sopas, suflês, tortas, omeletes e até patês.
Confira a receita abaixo e coloque o espinafre no seu cardápio!
Ingredientes:
1 maço de espinafre
Alho a gosto
Cebola a gosto
Cheiro verde a gosto
8 colheres de sopa de farinha de trigo
Sal a gosto
1 colher de café de maisena
Em uma panela com água, cozinhe o espinafre até o líquido ferver e reserve. Em uma vasilha, pique o tomate em cubos sem a semente, o cheiro verde, a cebola e o alho. Em seguida, coloque sal. Tire o excesso de água do espinafre e pique. Coloque todos os ingredientes em uma panela e refogue. Acrescente as colheres de trigo e a maisena até formar uma massa consistente. Prepare os bolinhos no formato que desejar. Em uma frigideira, coloque o óleo para esquentar em quantidade suficiente para cobrir os bolinhos. Basta fritar e servir.