Dicas para organizar a sua sala

30/06/2011 às 06:193 min de leitura

undefined

Organizar a sua sala parece ser uma tarefa simples. Muitos dizem que é só colocar os móveis onde eles devem estar e pronto. Apesar de parecer um tanto óbvio, arrumar um ambiente nem sempre é tão simples. Manter as coisas em ordem pode exigir um pouco mais de paciência e até mesmo a consultoria de um profissional.

Antes de pedir ajuda, tente fazer algumas das dicas que o TodaEla selecionou para melhorar a sua sala. Os cuidados devem voltar-se ao tamanho do ambiente e dos móveis até a quantidade de luz que entra pela janela. Tudo isso pode favorecer a sensação de conforto quando estiver em casa.

Elimine as topadas pelo caminho

Nada pior do que acertar o dedinho do pé em algum móvel, não é? Já parou para pensar se o móvel não é demasiado grande para ficar onde ele está? Às vezes reposicionar aquele armário pode, além de melhorar a circulação da sua sala, evitar aqueles hematomas misteriosos que você odeia provocar, mas esquece da origem rapidinho!

Experimente colocá-lo em um dos cantos onde não há passagem frequente de pessoas. Quando um problema é resolvido, outro vem logo em seguida. A mesa de centro também é motivo principal dos roxos em canelas. Pare para avaliar se ela é mesmo necessária. Este móvel está aí para proporcionar algumas comodidades como colocar livros, copos e controles remotos ao alcance da mão.

Porém, quando o espaço é pequeno, é melhor abrir mão de algumas comodidades. Quem sabe investir em estantes bem distribuídas seja uma boa ideia no seu caso. Mas tenha cuidado para não deixar as paredes mais pesadas e sobrecarregadas com muitos enfeites.

Sofás, como escolher?

Salas pequenas e sofás grandes são inimigos mortais. Por isso, prefira aqueles que têm até três lugares. Assim, você evita a perda de uma boa fatia de espaço do ambiente. Você pode aumentar o conforto com puffs ou poltronas – para receber convidados. Outra opção bastante interessante é a chaise-longue, que em bom português significa “cadeira alongada”.

undefined

Em alguns sofás, a chaise-longue já está incorporada à estrutura. Trata-se daquele lugar maior, que permite esticar as pernas à frente enquanto assiste à televisão. Por isso, não despreze um móvel com essa característica, caso ele caiba muito bem na sua sala.

Distâncias e vazios

É importante lembrar que você não precisa ter uma sala repleta de enfeites, móveis e tapetes para ser “fina”. A cada dia que passa a máxima “menos é mais” se torna ainda mais verdadeira. Por isso, é importante cuidar com excessos e manter alguns espaços vazios para valorizar o ambiente. Abarrotar a sua sala não significa nada além de falta de cuidado.

Em alguns casos é um pouco difícil. Um exemplo muito claro disso é a quantidade de eletrônicos. DVD, Blu-ray, receptor da TV a cabo (ou digital), video games, home theater e tantos outros equipamentos que ocupam um espaço incrível na sua sala. É importantíssimo lembrar que nenhum desses aparelhos deve servir como estante. Além de passar a impressão de bagunça, isso pode diminuir a vida útil.

Outro aparelho que recebe a atenção de milhares de famílias em todo o país é a televisão. Colocada no centro da sala há mais de 50 anos, ela evoluiu muito e está cada vez mais fininha. Ainda assim, ela precisa de uma determinada distância para que a imagem não pareça distorcida. Uma televisão de 29 polegadas exige, no mínimo, três metros de distância.

Quanto maior a tela, maior deve ser a distância. E se a sua sala não permitir esse espaço todo, tente colocar uma televisão menor. Do contrário, assistir filmes, seriados ou até jogar vídeo-game não será tão bom quanto poderia ser.

Iluminação conta bastante

Por isso você deve prestar atenção na hora de escolher luminárias. Começaremos pela parte menor: as lâmpadas. Prefira lâmpadas “frias”, com luz branca. Isso ajuda a evidenciar melhor as cores dos tecidos e enfeites que você escolher para decorar a sua sala. As luzes amarelas, além de consumirem mais energia, provocam distorções na compreensão das cores e fazem parecer que o ambiente é ainda menor.

Escolher as luminárias é tão ou mais importante. Afinal, uma opção ruim pode acabar com a sua sala. Se o pé direito (altura) não é muito alto, evite aquelas que pendem do teto. Nesse caso é melhor comprar modelos verticais, que fiquem em pé. Além de ser uma forma longilínea no ambiente, o efeito da luz oferece mais suavidade.

undefined

Outra fonte de iluminação que não deve ser desprezada é a sua janela. Essa é uma ótima forma de economizar energia. Ainda assim, dependendo do posicionamento dos móveis na sala, a luz do sol pode interferir na televisão. Por isso, é interessante trabalhar dois tipos de tecido nas suas cortinas.

Ter um blackout e um voil é uma opção muito boa, já que você pode alternar entre “vedar” a luz ou apenas diminuir sua intensidade. Assim, você consegue controlar bem a entrada de luz e compor um ambiente bonito na sua sala!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: