
Ciência
20/10/2016 às 07:35•2 min de leitura
Recentemente, o governo norte-coreano reinaugurou um zoológico em Pyongyang, a capital do país, com o objetivo de oferecer mais áreas de lazer para a população. Aliás, segundo os rumores, Kim Jong-um, o ditador da Coreia do Norte, não economizou na reforma e encheu o local com animais de várias partes do mundo, como camelos, primatas, elefantes, girafas, pinguins etc.
No entanto, de acordo com o The Guardian, quem está se transformando rapidamente na estrela do zoológico é a chimpanzé Dallae — ou Azaleia, em coreano —, de 19 anos de idade. Só que o animal está atraindo multidões ao local diariamente pelos motivos errados. Muito errados!
Começaram a circular pelo mundo fotografias e vídeos mostrando Dallae fumando diante dos visitantes — que, aparentemente, acham tudo muito engraçado. Para piorar, segundo o The Guardian, o treinador da chimpanzé pode ser ouvido incentivando o animal a continuar com a atividade, além de estimular a macaca a fazer outras “graças” para o público, como tocar o próprio focinho, dançar e fazer reverência para os visitantes. Assista a seguir:
Mas, voltando ao (mau) hábito, até onde se sabe, Dallae fuma um maço de cigarros ao dia — e aprendeu com o treinador a acendê-los tanto com o uso de isqueiros como com a brasa de outro. Os responsáveis pelo zoológico se defenderam garantindo que a chimpanzé não traga a fumaça, o que, na verdade, não melhora muito a situação envolvendo os cuidados com o primata!
Na verdade, desde que o zoológico entrou em funcionamento, além de a forma como alguns exemplares foram adquiridos ter sido questionada por inúmeros ativistas, várias denúncias foram feitas sobre as condições nas quais muitos animais são mantidos, incluindo algumas sobre maus-tratos.
Dallae com seu cigarrinho
Afinal, conforme você viu no vídeo acima, ademais da chimpanzé fumante, o local oferece diversas apresentações com outros bichos, incluindo um macaquinho jogador de basquete e cães capazes de fazer cálculos com um ábaco — o que vem despertando a preocupação da opinião pública internacional.