Artes/cultura
22/04/2017 às 05:01•4 min de leitura
Se você se interessa por design, especialmente pelas histórias associadas a marcas de sucesso, aqui no Mega Curioso você pode encontrar diversas matérias nas quais falamos sobre esse tema. Você pode acessar este link, este outro e este também, para descobrir mensagens ocultas de inúmeras logos, clicar aqui para conferir anedotas interessantes sobre algumas marcas famosas e aqui para desvendar os significados de símbolos de rótulos de cervejas.
Assim, para complementar um pouco mais a nossa seleção de matérias sobre o assunto, resolvemos reunir uma lista com 10 logos famosas — e as histórias por trás de sua criação. Veja a seguir:
Você já deve ter visto a logo acima diversas vezes, não é mesmo? Ela representa a World Wide Fund For Nature — ou Fundo Mundial para a Natureza —, e, além de ter um enorme apelo visual, a imagem desperta o lado emocional do público. Isso porque o urso que compõe a logo foi inspirado em um animal real, a famosa panda gigante Chi-Chi, que viveu no zoológico de Londres de 1958 até sua morte, em 1972.
O nome do grupo com sede em Seul, na Coreia do Sul, em coreano significa “três estrelas”. Tanto que, antes de a companhia adotar a logo atual — que traz o nome do grupo dentro de uma forma ovalada azul com uma rotação de aproximadamente 10° sobre seu eixo —, a marca trazia as estrelas incorporadas. Veja a evolução a seguir:
Galeria 1
Apesar de minimalista, a imagem que representa a fabricante de automóveis japonesa tem suas raízes na história do Japão. A figura combina o brasão do clã Tosa — composto por três folhas — e o da família Iwasaki, representado por três diamantes.
Além disso, as três formas simbolizam as ideias de confiança, integridade e sucesso, e a palavra “mitsu” teria significado de “três”, enquanto “bhishi” seria o nome de uma castanha comum na Ásia (Trapa natans) que tem formato parecido com o de um diamante.
A logo da Motorola se tornou um dos símbolos mais facilmente reconhecíveis da indústria das telecomunicações e, assim que surgiu, trazia o nome da companhia grafado com fonte cursiva. Veja a seguir:
A companhia foi fundada por Paul V. Galvin em 1928 e se chamava Galvin Manufacturing Corporation. Ela se dedicava a fabricar conversores de eletricidade que substituíam o uso de pilhas em rádios, e, em 1930, a empresa introduziu seu primeiro rádio para automóveis chamado Motorola — em que “motor” se referia a carro e “ola” a som, ou seja, a intenção era transmitir a ideia de som em movimento.
A mudança de nome da companhia de Galvin Manufacturing Corporation para Motorola aconteceu em 1947, e a logo que mostramos anteriormente foi a escolhida. Já o “M” estilizado foi introduzido em 1955, e os dois triângulos que formam a letra simbolizam a atitude progressista e a mentalidade de liderança da empresa. Só a título de curiosidade, o primeiro aparelho de celular da Motorola foi lançado em 1983.
Se você prestar atenção na logo da Subway, vai notar que tanto a primeira letra como a última, ou seja, o “S” e o “Y”, contam com setas, e elas representam a entrada e a saída do metrô — lembrando que “subway” é a forma como os norte-americanos chamam esse sistema de transporte. Além disso, a imagem simboliza a ideia de que os alimentos vendidos nas lanchonetes podem ser consumidos enquanto as pessoas seguem seus caminhos.
Você sabe o motivo de um crocodilo simbolizar a famosa marca de roupas? Reza a lenda que tudo começou graças a uma aposta entre René Lacoste, um dos fundadores da companhia, e o capitão da equipe francesa da Copa Davis.
Nos anos 20, René Lacoste foi o melhor jogador de tênis do mundo, e o capitão do time prometeu dar a René uma mala feita com pele de jacaré caso ele vencesse um importante jogo para a equipe.
Ao saber disso, a imprensa norte-americana começou a chamar René pelo apelido de “jacaré” — que mais tarde virou “crocodilo”—, e o francês deve ter curtido a ideia, pois mandou bordar o bichinho em todas as camisas e paletós que ele usava em público. Na década de 30, depois que René aposentou as raquetes, ele fundou a companhia de roupas e adotou a sua marca registrada como logo.
Embora tenha um formato que lembra o sinal de “visto” ou de “correto”, a logo da Nike foi inspirada na mitologia grega. O símbolo representa uma das asas da deusa da vitória chamada Nice, que, em grego, é conhecida pelo nome de Nike.
A palavra Bluetooth foi inspirada no sobrenome de um rei dinamarquês do século 10 chamado Harald blátonn Gormsson, responsável por unificar a Noruega e a Dinamarca em um só reino. Acontece que o monarca não devia ter um sorriso muito saudável, pois foi apelidado de “Bluetooth” — ou “dente azul”, em tradução livre.
Já a logo foi influenciada pelas runas nórdicas que se assemelham à letra “H” (que se chama Hagall) e a “B” (chamada Bjarken), e o símbolo estilizado trazendo as duas letras combinadas representa a conexão que o Bluetooth estabelece entre dois dispositivos eletrônicos.
A logo do conglomerado japonês conta com três diapasões em seu interior, que simbolizam a produção efetiva, a tecnologia moderna e o sucesso de vendas — valores que se refletem nos equipamentos e instrumentos “bem afinados” que são produzidos pela Yamaha. Além disso, se você observar com cuidado, vai notar que os objetos se sobrepõem para formar um “Y” no interior do círculo.
A logo da companhia alemã faz uma homenagem à história da aviação, sendo composta por uma hélice em movimento sobre um fundo azul — que representa o céu. Isso porque a BMW originalmente era fabricante de motores de avião e teve um importante papel produzindo os motores para a frota da Luftwaffe (como é chamada a Força Aérea da Alemanha) durante a Segunda Guerra Mundial.
Recentemente, o comitê organizador das Olimpíadas de Tóquio, que devem acontecer em 2020, revelou a logo abaixo, que será utilizada para simbolizar o evento no país. A marca foi criada por Kenjiro Sano, que explicou que a coluna central expressa a ideia de diversidade, já que seu tom preto seria uma combinação de todas as cores — lembrando que o conceito desenvolvido pelo designer não segue o princípio de que a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, e não a preta.
Além disso, o círculo vermelho representa o poder de todos os corações pulsando juntos. No entanto, a imagem mal foi revelada e já está causando a maior polêmica. Isso porque muita gente vem apontando que ela é incrivelmente parecida com a logo que simboliza o Thèâtre de Liège, na Bélgica, criado em 2013 — e inclusive estão circulando acusações de plágio. Veja a seguir e conte para a gente nos comentários o que você acha:
*Publicado em 31/7/2015
O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.