Que tal um tour por belas pirâmides núbias? Veja o que um drone fez

26/05/2015 às 06:092 min de leitura

Nós, seres humanos, dificilmente aguentamos o calor escaldante que assola as regiões desérticas do Egito. Capturar materiais das pirâmides é uma árdua tarefa, mas não para um drone. A equipe do National Geographic enviou um deles para um tour pelas pirâmides núbias. Também é possível conferir templos e outros locais espalhados pelo deserto sudanês. Isso é o que você assiste no belo tour do vídeo acima.

Um dos pontos que mais chamam atenção é uma câmara funerária de um rei núbio que conquistou o Egito em 715 a.C. O material foi capturado por um dos engenheiros do National Geographic, Alan Turchik, que controla, remotamente, um drone em formato de quadricóptero pelo local para conseguir uma perspectiva abrangente da área e entregar o promissor material.

“A melhor parte do helicóptero é que ele pode voar ao redor do local e mostrar essa conexão entre todas as câmaras funerárias, entre a pirâmide e o templo, e permitir que entendamos como isso tudo é de lá de cima”, contou Turchik.

O engenheiro faz parte de uma expedição liderada por um donatário do National Geographic, Geoff Emberling, o primeiro arqueólogo a visitar o local em El Kurru, no Sudão, em quase um século.

Equipamentos de ponta e muito planejamento

Para que o drone possa fazer seu trabalho e ter complementos em suas capturas, ele precisa, naturalmente, contar com um backup. No chão, Emberling utiliza mais tecnologia de ponta: um robô controlado remotamente para escavar buracos jamais explorados por humanos modernos. Em conjunto com o drone, o robô captura outros ângulos e visita locais inóspitos dominados por areia e pedregulhos.

Após remover mais de 250 toneladas de escombros do local – sim, 250 toneladas –, a equipe encontrou diversos artefatos milenares. “Nunca se sabe ao certo o que aconteceu no passado, e só de conseguir investigar isso... É algo de detetive”, disse Turchik, explicando como as escavações revelaram mistérios impressionantes sobre antigas culturas núbias.

O vídeo do National Geographic oferece toda uma nova perspectiva das pirâmides, que se mostraram à prova do tempo graças à arquitetônica conservação no deserto sudanês por mais de 3 mil anos.

Via TecMundo.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: