Estilo de vida
17/03/2014 às 09:44•1 min de leitura
Infelizmente, o desaparecimento de aviões não é um fato isolado com o acontecimento do voo da Malaysia Airlines na semana passada (que até agora não foi encontrado). Como você já pode conferir aqui mesmo no Mega Curioso, falamos até de uma aeronave da Varig que desapareceu em 1979 e nunca mais foi encontrada.
E não foram apenas dois ou três aviões que desapareceram sem deixar vestígios e que marcaram a história da aviação mundial. Segundo um infográfico divulgado pelo site de notícias Bloomberg, 83 aeronaves foram declaradas desaparecidas desde 1948.
Fonte da imagem: Reprodução/Bloomberg
Para fazer esse mapeamento, os dados foram fornecidos pela Rede de Segurança de Aviação. Este mapa inclui apenas os voos capazes de transportar mais de 14 passageiros.
Destes desaparecimentos, apenas três dos aviões foram encontrados (destroços e alguns corpos) meses ou anos mais tarde, como você pode conferir abaixo nas indicações do lado esquerdo. As indicações do lado direito do mapa mostram a ocorrência do desaparecimento do voo da Malaysia e de uma aeronave da Força Aérea Americana.
Fonte da imagem: Reprodução/Bloomberg
Um dos casos em que o desaparecimento foi solucionado (na medida do possível) é o do voo da Air France, que partiu do Rio de Janeiro e caiu no Atlântico. Outro bastante conhecido foi o voo que caiu na Cordilheira dos Andes em 1972 e teve sobreviventes, que se alimentaram de seus colegas mortos para conseguir sobreviver por 72 dias até a ajuda chegar.
As estatísticas coletadas no infográfico também mostram que cinco aviões sumiram no famoso Triângulo das Bermudas e que o DC-3 é o avião com a maior contagem de desaparecimentos: 19.