Ciência
24/05/2013 às 05:40•1 min de leitura
Você se lembra de ter visto por aqui uma matéria sobre a lagosta-boxeadora que, graças ao seu extremo mau humor, poderes incríveis e golpe ninja letal ganhou fama de ser a criatura mais desgraçada dos mares? Pois esse bichinho tem um “primo”, o camarão-pistola, que faz parte da mesma gangue e também é meio desgraçado. Esse camaradinha é capaz de aquecer a água da região próxima às suas patinhas a 4.000 °C só com a rapidez de seu golpe mortal!
E como essa turminha marinha é incrivelmente rápida, o pessoal da BBC decidiu capturar a ação do camarão-pistola em câmera superlenta para poder acompanhar o disparo dessa criatura em grande detalhe. Aliás, a ação é tão rápida que o equipamento de filmagem teve que ser configurado para registrar a cena a 10 mil quadros por segundo! Confira o vídeo — em inglês — a seguir:
O mecanismo de ação do camarão-pistola é parecido com o da lagosta-boxeadora: uma de suas garrinhas — ou quelópode —, localizada na parte dianteira de seu corpo, é superpoderosa e desenvolvida e, ao se fechar, chega a atingir 100 quilômetros por hora de velocidade, além de provocar um forte e sonoro estalo.
Com isso, além de aquecer a água a temperaturas absurdamente altas e desencadear um processo conhecido como supercavitação, o golpe do camarão-pistola também provoca uma pequena onda de choque, capaz de desorientar e até matar suas presas. Esse mecanismo, inclusive, é conhecido por interferir na comunicação via sonar entre embarcações.
O filme capturado pela equipe do programa Earth Unplugged, da BBC, mostra o momento em que o bichinho desgraçado fecha sua pinça e desencadeia a supercavitação. Esse processo é provocado pelo movimento ultrarrápido da garra, que faz com que a água se desloque a uma velocidade muito alta. Isso provoca uma dramática queda de pressão, que pode ocasionar a evaporação do líquido e a formação de uma bolha de ar.