Artes/cultura
05/09/2013 às 05:28•2 min de leitura
Muitas pessoas por aí passam mal só com a ideia de se deparar com alguma criaturinha de várias patinhas, antenas e asas – estamos falando de insetos, não de extraterrestres, que fique claro. A questão é que alguns desses bichinhos, mesmo que pequenos, são supercomplexos e têm estruturas fantásticas, cheias de formas e cores, como os que você vai conhecer a seguir. Sem faniquitos, por favor.
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Esse inseto é um dos maiores já conhecidos e, além de seu tamanho, outra característica evidente deve ser sempre citada: seu formato. É possível que ele seja um dos poucos insetos que mereçam ser chamados de elegantes ou charmosos, mas esses termos realmente o definem. Com suas formas garbosas, ele parece estar sempre pronto para começar a dançar.
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Essa pequena criatura tem um pescoço maior do que seu corpo inteiro, sendo que os machos têm pescoços ainda mais longos, usados para lutar com outros machos em disputas por fêmeas, como no vídeo que você vai ver a seguir. As imagens mostram o duelo, a escolha da fêmea e o acasalamento. Depois, ela deposita um ovo dentro de uma folha, que enrola minuciosamente com suas perninhas superfortes. O clima ideal para o desenvolvimento da vida desses bichinhos é em Madagascar.
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Essas larvas de mariposas são muito bonitas, com cores vibrantes e um surpreendente mecanismo de defesa, capaz de liberar um cheiro repelente sempre que identifica alguma ameaça. Entenda melhor esse mecanismo no vídeo abaixo:
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Esses insetos tipicamente brasileiros não têm uma aparência muito amigável e assustam com a presença de globos pontiagudos sobre suas cabeças, que servem como defesa contra predadores. Ainda não se sabe, porém, se as cerdas presentes nesses animais servem apenas como defesa ou têm também sensores ou funções táteis. De qualquer forma, é melhor não encostar.
Fonte da imagem: Reprodução/GeekoSystem
Que tal dar de cara com um desses bichinhos? Só para você ter uma ideia, ele pode pesar mais de 1 kg, já que seu habitat natural, na Nova Zelândia (ufa!), não oferece condições adversas, capazes de impedir o desenvolvimento desses insetos. Graças a essas condições ideais de crescimento, eles são considerados os maiores insetos do mundo.
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Se você olhar rapidamente para esse bichinho, pode pensar que ele é, na verdade, um beija-flor – engano seu. O Macroglossum stellatarum é uma mariposa, típica de regiões mais quentes da Europa e também do norte da África. A semelhança com o beija-flor se dá graças à evolução, que permite que algumas espécies diferentes possam ter características parecidas devido às condições ambientais às quais estão expostas.
Fonte da imagem: Reprodução/Webecoist
Esses insetos minúsculos são encontrados em ambientes áridos e também em florestas tropicais. Com seu aspecto diferente, cheios de espinhos e com olhos arregalados, eles podem parecer perigosos e assustadores, mas, na verdade, esses bichinhos são completamente inofensivos.