Artes/cultura
31/01/2014 às 05:51•1 min de leitura
O que você vê na imagem acima? Algumas árvores, algumas folhas, alguns galhos, um toco de tronco e um pássaro! Sim, essa espécie que está bem disfarçada no topo do tronco seco é o urutau, que também é conhecido como mãe-da-lua.
No GIF abaixo você pode ver como é incrível a sua capacidade de camuflagem, que é totalmente necessária para enganar os predadores.
Fonte da imagem: Reprodução/Sploid
Quando se sente em perigo, o urutau fica totalmente imóvel no galho da árvore, colocando o seu bico para cima e fechando os seus olhos para uma completar camuflagem. A espécie da América do Sul é uma ave de hábitos noturnos, quando realmente sai para procurar alimento. Durante o dia, ela passa a maior parte do tempo disfarçada dessa forma.
Uma das armas para saber se o seu predador ainda está por perto é uma adaptação chamada de "olho mágico", que são duas fendas na pálpebra superior. Essas aberturas permitem que a ave fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados. Essa característica é extremamente importante, pois seus olhos são de um amarelo brilhante, o que pode chamar a atenção dos “inimigos” de longe.