Artes/cultura
28/02/2019 às 09:00•1 min de leitura
Você gosta de gatos? Imagine viver em uma ilha cheia deles. Pois esse local existe e fica na costa sul do Japão, em uma pequena ilha localizada na província de Miyazaki, chamada Aoshima. No local, existem apenas cerca de 20 moradores e mais de 120 gatos selvagens que dominam o visual.
Segundo o artigo de Rose Buchanan, do The Independent, os bichanos foram originalmente levados para a cidade a fim de controlar uma grave infestação de ratos. Porém, com a rápida reprodução e sem predadores naturais, o número de felinos acabou saindo do controle, mesmo com a oferta de caça acabando.
Os animais foram se adaptando a outras fontes de alimento, e os locais acreditam em um poder benéfico dos gatinhos. Segundo eles, os felinos representam sorte e fortuna, que viriam em dobro para quem os alimenta: receita perfeita para os animais viverem com a barriguinha cheia e bastante energia para aumentar a família.
Galeria 1
Há cerca de 380 anos, a ilha de 0,49 km² já era habitada por humanos, e em 1945 existiam cerca de 900 moradores que sobreviviam da pesca. No entanto, com o passar das décadas, a indústria pesqueira foi diminuindo em Aoshima, o que reduziu a população, que preferiu migrar para outras cidades com mais oportunidades.
A queda maior no número de pessoas foi há 1 década, o que fez que a população de gatos subisse descontroladamente pela falta de cuidados e fiscalização. Esforços estão sendo feitos para conter a comunidade felina com castração, mas o progresso é lento.
Com poucas pessoas vivendo na ilha, o turismo se tornou a principal fonte de renda, e a maioria dos gatos sobrevive, principalmente, alimentada por visitantes.