Artes/cultura
07/03/2016 às 09:57•2 min de leitura
Como você sabe, os cientistas sabem mais a respeito da composição da superfície e atmosfera de Marte, por exemplo, do que sobre as profundezas dos oceanos do nosso planeta. Portando, não é de se estranhar que vira e mexe pesquisadores descubram coisas novas que vivem bem aqui, debaixo dos nossos narizes — ou águas, neste caso. Um exemplo disso é um polvo branco e translúcido que foi avistado no final de fevereiro na região do Havaí. Veja a seguir:
O polvinho foi encontrado pelo Okeanos Explorer — uma embarcação exploratória não tripulada da Marinha dos EUA — a uma profundidade de 4.290 metros a nordeste do arquipélago havaiano. De momento, os cientistas envolvidos no projeto acreditam que possa se tratar de uma espécie que ainda não foi descrita cientificamente e até já improvisaram um apelido para o bichinho...
De acordo com Michael Vecchione, do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA), o polvinho é bastante incomum. Segundo explicou, os cefalópodes — que são uma classe de animais que inclui os polvos e as lulas — que habitam regiões profundas da Terra se dividem em dois grupos distintos.
Um possui um par de barbatanas nas laterais da cabeça e pequenas estruturas associadas às suas ventosas que se parecem com cílios. Já o outro grupo não apresenta qualquer dessas duas características e se assemelham mais aos polvos que habitam águas menos profundas. O animal descoberto pelo NOAA pertence à segunda classe que descrevemos, e nenhum cefalópode desse tipo jamais foi encontrado a uma profundidade tão grande.
Além disso, ao contrário da maioria dos cefalópodes conhecidos, o “Gasparzinho” é desprovido de células de pigmento — que recebem o nome de cromatóforos —, parece ser bem pouco musculoso, e seus tentáculos apresentam apenas uma fileira de ventosas, diferente dos demais animais desse tipo, que contam com um par delas em cada “bracinho”.
Você preferiria explorar as profundezas do oceano ou viajar a outro planeta? Comente no Fórum do Mega Curioso