Oymyakon: a vida na cidade mais fria do mundo

29/01/2022 às 06:002 min de leitura

Você provavelmente já ouviu de algum curitibano por aí que nada supera o inverno de Curitiba. Porém, se a capital do Paraná é a capital mais gelada de todo o Brasil, o frio curitibano não chega nem perto do que sentem os habitantes de Oymyakon, uma cidade russa localizada a alguns quilômetros do Círculo Polar Ártico.  

Com temperaturas médias de -50 °C no inverno, Oymyakon é considerada a cidade mais fria do mundo. Inclusive, a região serviu de tema para o ensaio fotográfico do australiano Amos Chapple, que decidiu se aventurar pela Rússia e realizar alguns registros sobre como é morar nessa grande geleira.

O dia a dia em Oymyakon

(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)

Também chamada de "O Polo do Frio", Oymyakon é a região populada mais fria da Terra e estima ter uma população de apenas 500 pessoas em tempo integral. A maioria de seus residentes fazem parte da tribo indígena Yakuts, mas alguns grupos de russos e ucranianos também vivem na área. 

Durante a época da União Soviética, o governo convenceu muitos trabalhadores a se mudarem para a região prometendo salários mais atraentes por trabalharem em um clima severo. Porém, Chapple afirmou em seu estudo ter ficado impressionado com o "vazio" encontrado na cidade.

(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)

"As ruas estavam vazias. Eu esperava que eles estivessem acostumados com o frio e que houvesse vida cotidiana acontecendo nas ruas, mas em vez disso as pessoas estavam muito cautelosas com o frio", publicou. Para se ter ideia dos perigos que o frio severo pode oferecer, uma pessoa que decidisse andar pelada no clima frio de Oymyakon precisaria de apenas um minuto para congelar até a morte. 

Trabalho e turismo

(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)(Fonte: Amos Chapple/Divulgação)

Quando os trabalhadores foram convencidos pelo regime soviético a se mudar para a região, muitos optaram por morar em áreas mais remotas ou até mesmo na cidade vizinha, Yakutsk. Essas pessoas chegaram para se misturar com os Yakuts, bem como com os trabalhadores que permaneceram do sistema gulag — campos de concentração para presos políticos.

Inclusive, muitas das estruturas da região foram construídas por trabalhadores dos presídios. A estrada que liga Oymyakon a Yakutsk é chamada de "Estrada dos Ossos", apelidada após as centenas de pessoas que morreram durante sua construção. Atualmente, a região abriga apenas algumas fazendas de gado e a fábrica de uma corporação russa chamada Alrosa. 

Além disso, outro fator que chama atenção é o turismo. O verão em Oymyakon é muito mais tolerável e pode alcançar temperaturas de até 32 °C. Entretanto, o período de calor é escasso e dura apenas poucos meses. A luz do dia também varia muito ao longo do ano, com cerca de apenas 3 horas no inverno e impressionantes 21 horas no verão.

E mesmo com tantos desafios, cerca de mil pessoas costumam viajar para essa tundra todos os anos em busca de novas aventuras. Haja coração para aguentar tanto frio!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: