
Ciência
24/10/2011 às 17:19•3 min de leitura
Quem nunca escapou da dieta com alguns brigadeiros a mais numa festa de aniversário ou no fim de semana, depois do almoço, quando viu aquela sobremesa maravilhosa?
Aniversário, casamentos, chás de bebê e de panela e até mesmo os almoços de domingo são um grande desafio para quem está de dieta. É difícil resistir a tantas opções – aquelas pequenas tentações de todas as cores e sabores – mas sempre há uma saída.
Se você não quer abrir mão dos docinhos, mas também não vai deixar a operação-verão de lado, é importante ficar por dentro do número de calorias de cada alimento. Assim você vai poder fazer trocas que valem a pena ou saber como gastar as calorias a mais com exercícios físicos.
Quanto vale um brigadeiro?
Para ajudar você a entender melhor o que significa aquele pedacinho de bolo a mais ou o beijinho que você comeu além da conta, mais do que saber o número de calorias, é importante entender qual será o esforço necessário para compensar os docinhos que não estavam previstos na dieta.
Isso não significa, de maneira alguma, que você deva abrir mão de comer o que gosta de vez em quando. É apenas um estímulo para que seja feita uma troca consciente (e saborosa!) para que você se mantenha em paz com a balança e o espelho.
1 brigadeiro (15 g) = 40 kcal
Para desaparecer com um brigadeiro seria preciso pular corda por, aproximadamente, 5 minutos em um ritmo moderado.
1 bem-casado (25 g) = 140 calorias
Para não sentir os efeitos de um bem-casado, 30 minutos de caminhada ou em um passeio de bicicleta em velocidade moderada dão conta do recado.
1 fatia de bolo recheado (100 g) = 325 calorias
Uma simples fatia de bolo vai precisar de 30 minutos de corrida em um terreno irregular ou o mesmo tempo subindo e descendo escadas.
1 camafeu de nozes (15 g) = 70 calorias
Para consumir o camafeu sem peso na consciência, invista em 30 minutos de alongamento ou 15 minutos de hidroginástica.
Os vilões e os mocinhos da balança
Agora que você já tem uma noção do esforço necessário para queimar as gordurinhas que essas delícias escondem, confira quais são as guloseimas mais calóricas e aquelas que são amigas da sua dieta:
Mocinhos
Vilões
Opções lights e diets
Outra maneira ótima de não furar a dieta é recorrer aos docinhos magros, ou seja, as versões lights e diets das guloseimas. Assim, você pode saborear seus docinhos favoritos sem precisar se preocupar tanto com a balança.
Para ajudar nessa empreitada, fique com duas receitinhas, uma light e uma diet, e aproveite sua dieta de maneira saudável e com menos calorias.
Ingredientes
Para o leite condensado light:
Para o brigadeiro:
Para a cobertura:
Modo de Preparo
Leite condensado light:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, depois leve à geladeira por 12 horas.
Brigadeiro:
Em uma panela, misture o cacau em pó com o leite condensado, o pó de pudim, o leite desnatado, o chocolate derretido e a margarina light. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a gema passada pela peneira. Mexa bem, leve ao fogo novamente até desgrudar do fundo da panela. Coloque a massa em um prato raso e deixe esfriar. Enrole os brigadeiros.
Cobertura:
Coloque o chocolate ralado em um prato raso e passe os brigadeiros, então arrume em forminhas de papel e sirva.
Ingredientes
Para a mousse:
Para a calda:
Modo de Preparo
Mousse:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto a água e a gelatina). Hidrate a gelatina em 1/2 xícara de água fria. Leve ao micro-ondas por 15 segundos. Adicione ao creme do liquidificador, bata mais um pouco. Coloque em um refratário e leve à geladeira por cerca de 3 horas.
Calda:
Leve tudo ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Depois, deixe esfriar e despeje sobre a mousse já consistente.
Essas e muitas outras receitas saborosas (e com poucas calorias!), você pode encontrar no Tudo Gostoso.