Saúde/bem-estar
17/01/2013 às 07:41•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Você é uma “tuiteira” de carteirinha e está querendo perder uns quilinhos? Pois, saiba que o Twitter pode lhe ajudar a emagrecer. Uma recente pesquisa divulgada no Daily Mail revelou que a rede social pode acelerar o processo de perda de peso devido à leitura de relatos positivos de alimentação saudável e atividades físicas.
Segundo os pesquisadores, o microblog pode funcionar como um sistema de apoio valioso para ajudar as pessoas que estão de dieta, encorajando uns aos outros ao longo do caminho com mensagens motivacionais. Os pesquisadores, da Escola de Saúde Pública Arnold da Universidade da Carolina do Sul, descobriram que quanto mais atualizações de status de pessoas relacionadas com uma alimentação saudável e exercício físico as pessoas de dieta leem, mais propensas elas se tornam a perder mais peso.
De acordo com as avaliações feitas no estudo, em média, para cada 10 atualizações do Twitter lidas, os indivíduos pesquisados perderam em média 0,5% do seu peso corporal. A líder da pesquisa, Brie Turner-McGrievy, disse que este foi o primeiro estudo a examinar o uso do Twitter como parte de uma "intervenção comportamental de perda de peso". "Os resultados mostram que aqueles que usaram regularmente o Twitter como parte de um programa de perda de peso ligado ao smartphone perderam mais peso", disse a pesquisadora.
O estudo acompanhou 96 homens e mulheres com sobrepeso e obesos divididos em dois grupos ao longo de um período de seis meses. Todos eles tinham um smartphone com internet para acompanhar as atualizações na rede. Ambos os grupos receberam dois podcasts (arquivos de áudio) por semana durante três meses (de 15 minutos cada) e dois minipodcasts por semana durante o terceiro ao sexto mês (de cinco minutos cada).
Crédito: Reprodução/Twitter
Os podcasts incluíam informações sobre nutrição, exercícios físicos e estabelecimento de metas. Além dos arquivos de áudio, um grupo baixou um aplicativo de monitoramento de dieta e atividade física, e também o aplicativo do Twitter para o seu smartphone. Ambos os grupos registraram uma diminuição de 2,7% do peso corporal em seis meses. Porém, o grupo que havia feito o download do aplicativo do Twitter, perdeu ainda mais peso.
As pessoas do grupo foram convidadas a acessar o Twitter diariamente para a leitura de duas mensagens motivacionais postadas por um conselheiro de dieta. Além disso, elas também deveriam postar as suas próprias mensagens de exemplos alimentares saudáveis para os outros membros do grupo para debate. Atualizações como "Eu fui para a academia hoje e me senti muito bem!” ou "Eu tomei um cappuccino desnatado e sem chantilly e gostei” são alguns exemplos que motivam a dieta.
A Dra. Turner-McGrievy disse que o Twitter ajudou as pessoas a perder os quilos, porque deu a oportunidade delas verificarem alguns valores calóricos da rotina alimentar de seus colegas de dieta e vice-versa, gerando uma troca de informações saudáveis e motivadoras.