9 curiosidades fascinantes sobre o cubo mágico

07/03/2017 às 12:082 min de leitura

1. Nem sempre ele se chamou “cubo mágico”

Aqui no Brasil, conhecemos o brinquedo por esse nome, que foi o que ele ganhou ao ser criado pelo húngaro Erno Rubik em 1974. Porém, em 1980, ele foi licenciado pela empresa Ideal Toy Company que o apelidou de “Rubik’s Cube”, ou “Cubo de Rubik”, que permanece como seu nome oficial até hoje. A ideia era que o “mágico” do nome original poderia remeter a algum tipo de feitiçaria e não era um bom nome.

undefined

2. Seu criador não é muito bom no brinquedo

Erno Rubik conta que levou mais de 1 mês para resolver o cubo quando o inventou, em 1974. Hoje em dia, ele precisa de cerca de 1 minuto para resolver o cubo – algo longe dos recordistas mundiais, que o fazem em menos de 10 segundos!

undefined

3. Mais de 43 quintilhões de combinações

O cubo original, com 6 lados contendo 9 bloquinhos cada, pode gerar mais 43 quintilhões de combinações diferente. Você tem noção do tamanho desse número? O número completinho é: 43.252.003.274.489.856.000 de possibilidades!

undefined

4. Pré-adolescente criou best seller com solução

O cubo mágico virou febre em 1980, mas pouca gente conseguia resolvê-lo. Hoje em dia, você pode procurar tutoriais no YouTube que te explicam como remontar o brinquedo, mas naquela época isso não existia. Patrick Bossert, que tinha 12 anos, lançou o livro “You Can Do The Cube”, em 1981, trazendo dicas fundamentais. Ele rapidamente vendeu quase 1 milhão de cópias e entrou na lista dos mais vendidos do The New York Times.

undefined

5. Brinquedo virou desenho animado

Entre 1983 e 1984, a rede de televisão norte-americana ABC produziu uma série animada com 13 episódios intitulada “Rubik, the Amazing Cube”. Ela passava nas manhãs de sábado, nos Estados Unidos, e tinha os Menudos cantando a canção-tema.

6. Movimento artístico

O cubismo revolucionou as artes plásticas no início do século XX, com Pablo Picasso como seu grande expoente. Com a chegada do cubo mágico, iniciou-se um novo movimento, intitulado cubismo de Rubik, no qual os artistas criavam mosaicos incríveis utilizando apenas o brinquedo. Ele tem adeptos até hoje, com obras maravilhosas sendo produzidas anualmente.

undefined

7. Will Smith renovou o interesse no brinquedo

O cubo mágico sempre foi um produto bastante vendido, mas alguns anos viram um boom no número de unidades. Um dos exemplos foi em 2006, quando o brinquedo apareceu sendo resolvido nas mãos do personagem de Will Smith no filme “À Procura da Felicidade”, que deve ter contribuído para uma nova popularização do cubo.

undefined

8. Recordes

Atualmente, o recorde de montagem mais rápida com as mãos pertence ao garoto Lucas Etter, que com apenas 14 anos, em 2015, resolveu o cubo em meros 4,9 segundos! Já Jakub Kipa foi capaz de realinhar as faces do brinquedo em 20,57 segundos, mas usando apenas os pés! Além deles, o garotinho Chan Hong Lik, de 7 anos, demorou 2 minutos e 21 segundos para decorar o cubo e depois resolvê-lo de olhos fechados. É mole?

9. Ninguém bate um robô

Apesar dos recordes acima citados, ninguém ainda bateu um robô criado especificamente para resolver o cubo mágico: atualmente, o mais rápido consegue solucionar o enigma das cores em menos de 1 segundos! Mais especificamente, 0,637 segundo! Não dá nem para piscar!

Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: