Como são os sonhos das pessoas cegas?

02/04/2021 às 06:001 min de leitura

Você provavelmente já deve ter sonhado alguma coisa tão maluca ou hilária que precisou compartilhar com seus amigos e família. Mas já imaginou como iria descrever algo assim para alguém cego? Ou em algum momento se perguntou como eles sonham?

Bem, pessoas que nascem cegas são desprovidas de memórias visuais, e por mais que compreendam a definição do que é visão, elas realmente não sabem como ela funciona. Sendo assim, os outros sentidos entram em ação, e seus sonhos são povoados por sons, cheiros e sensações táteis.

(Fonte: Netflix/Reprodução)(Fonte: Netflix/Reprodução)

Elas também podem sonhar que estão realizando algum movimento do cotidiano, como se locomover, e até mesmo que estão voando ou caindo de algum lugar muito alto.

Aqueles que não nasceram cegos podem até ver imagens durante este período do sono R.E.M., mas essa situação vai diminuindo gradualmente, até desaparecer por completo. Isso porque as memórias antigas tendem a ser substituídas por novas com o passar do tempo, e os estímulos visuais já não fazem mais parte do cotidiano.

Cegos de nascença tendem a ter mais pesadelos

Uma pesquisa dinamarquesa realizada em 2014 revelou que pessoas cegas tem até quatro vezes mais pesadelos do que aquelas que enxergam. Isso porque estes sonhos ruins tendem a estar associados com eventos angustiantes, e servem como uma forma de aprendermos a lidar melhor com esse tipo de situação enquanto estamos despertos.

(Fonte: Pixabay/Reprodução)(Fonte: Pixabay/Reprodução)

Para os indivíduos que não conseguem ver, até atos mais simples do dia a dia podem apresentar perigos, como se perder ao sair para realizar algo fora de casa ou ser atropelado por um motorista desatento.

De acordo com o estudo, as duas situações acima foram os pesadelos relatados mais comuns pelos participantes, juntamente com perder o cão-guia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: