Artes/cultura
14/10/2023 às 06:00•2 min de leitura
Após ligar o chuveiro, muitos de nós inevitavelmente sentimos vontade de soltar a voz e cantar nossas músicas favoritas. E, nesse momento, é comum acharmos que tudo está soando muito bem e somos cantores (quase) profissionais.
Não importa o lugar do mundo, a ideia de que cantamos melhor no chuveiro é algo praticamente universal, e a ciência possui explicações bem plausíveis para esse assunto!
(Fonte: Getty Images)
Você provavelmente já cantou sua música favorita em um karaokê e tirou uma nota que não é das melhores, mas tinha certeza de que sua voz era angelical ao tentar alcançar as mesmas notas no chuveiro.
Muito disso se deve ao fato de que o banheiro tem diversos elementos que ajudam a melhorar a acústica do som, já que ele funciona praticamente como uma cabine de gravação improvisada para a sua voz, graças aos pontos que destacaremos a seguir:
Outro ponto importante é que a proximidade das paredes é capaz de criar um efeito chamado reverberação. Graças a ele, sua voz consegue viajar em todas as direções, fazendo com que o som ricocheteie na parede em diferentes momentos e crie eco em camadas.
Por fim, também é preciso citar a importância da água que cai do chuveiro em todo esse processo. Isso porque a ducha vai ajudar a abafar algumas falhas da sua voz e, de quebra, permitir que apenas as notas mais altas sejam harmonizadas – ou seja, tudo que você precisa para se sentir um cantor profissional.
(Fonte: Getty Images)
Para a ciência, muitas pessoas sentem vontade de cantar enquanto estão tomando banho porque a água quente faz com que o corpo todo fique relaxado, inclusive o cérebro, ajudando a liberar doses de dopamina, o hormônio do bem-estar.
Por isso, cantar acaba sendo uma forma de liberar a emoção e aproveitar esse momento de relaxamento, já que abrir as cordas vocais para soltar a voz também ajuda a diminuir o estresse acumulado ao longo do dia.