Ciência
13/06/2019 às 03:00•2 min de leitura
Como você sabe, não são em todos os lugares que os pratos típicos consistem no — supertranquilo e nutritivo — “arroz e feijão”, e aqui no Mega Curioso já postamos várias matérias sobre comidas pra lá de estranhas que são consumidas pelo mundo.
Pois recentemente nos deparamos com um artigo publicado pelo pessoal do io9 com algumas iguarias apetitosas que poderiam ser servidas em um banquete digno de filme de terror. Aliás, os pratos que você está prestes a conferir com certeza são capazes de fazer com que os estômagos mais delicados reclamem. Preparado?
Origem: Mongólia
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Este prato consiste em assar a carne de cabra ou de marmota dentro da pele do próprio animal, utilizando para isso pedras superquentes.
Origem: China
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Também conhecido pelo nome de “ovos centenários”, o preparo dessa iguaria consiste em preservar ovos de ganso, pato ou galinha durante várias semanas — ou até meses — em uma mistura de cal, amido de arroz, sal, cinzas e argila. Já imaginou o cheiro disso?
Origem: Noruega
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Este prato tradicional da culinária norueguesa — também conhecido pelos nomes de smalehovud ou skjelte — consiste no que você viu na foto mesmo: uma cabeça de ovelha defumada e depois cozida servida inteirinha. Bem, quase inteira, pois, algumas vezes, o cérebro do animal é removido antes do preparo.
Origem: Hungria
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Normalmente consumido no café da manhã, trata-se de um prato feito à base de sangue de boi fresquinho frito com cebola e pimenta. Para começar bem o dia!
Origem: Japão
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Aparentemente, olhos de atum são uma iguaria popular entre os japoneses, e dizem que o sabor é bem parecido com o da lula. Há quem prefira devorá-los fritos com alho e molho de soja, outros gostam deles cozidos, mas há também quem saboreie essa iguaria crua mesmo, para não perder a experiência de engolir a meleca gelatinosa que rodeia os olhões.
Origem: Escandinávia
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Embora pareçam ser feitas de chocolate, as panquecas acima — chamadas de veriohukainen na Finlândia e blodplättar na Suécia — são feitas a partir de uma mistura de sangue de porco, manteiga, cebola, leite, farinha de centeio e melaço. Hum...
Origem: Groelândia
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Se a descrição desta iguaria não fizer o seu estômago revirar, você certamente merece um prêmio! Trata-se de um número entre 300 e 500 pequenos pássaros colocados intactos dentro do corpo de uma foca, que depois é fechada e selada com gordura e coberta com uma pilha de pedras durante um período de três a 18 meses. Então, depois que todas as avezinhas fermentaram lá dentro, é só abrir a carcaça da foca e saborear os pássaros crus. Delícia!
Origem: Micronésia
Fonte da imagem: Reprodução/io9
Apreciada em Palau, esta bela sopa é feita com morcegos que se alimentam de frutas — como se esse detalhe tornasse o prato menos bizarro! —, que são cozidos vivos em leite fervente.
***
E aí, leitor, o que você achou do cardápio de horrores acima? Já tinha ouvido falar de algum desses pratos? Teria coragem de experimentar? Não deixe de contar para a gente nos comentários!