Estilo de vida
16/04/2013 às 07:22•1 min de leitura
Crédito: Shutterstock
Misteriosamente, quando o assunto é os primeiros passos das crianças sempre imaginamos que quanto antes da criança andar, melhor será seu desenvolvimento. Mas uma nova pesquisa divulgada pelo jornal britânico The Daily Mail aponta que os pais não precisam ficar alarmados caso os seus filhos ainda não tenham começado a caminhar.
O argumento dos pesquisadores para sustentar essa afirmação é que a idade em que a criança começa a andar não tem influência no seu desenvolvimento a longo prazo. O estudo comprovou que, na vida adulta, um bebê que deu seus primeiros passos aos nove meses não é mais avançado do que aquele que começou a caminhar somente mais tarde.
Leia também:
Depois de sondar a inteligência e a coordenação de mais de 200 bebês até que eles completassem 18 anos, pesquisadores suíços concluíram que não existem ou existem apenas pequenas ligações entre os primeiros passos e o restante do desenvolvimento humano.
“O tempo realmente não traz consequências. Crianças que começam a andar mais cedo não se tornam mais inteligentes nem mais coordenadas”, declarou um porta-voz.
Crédito: Shutterstock
Depois de analisar as crianças entre os anos de 1978 e 1993, os pesquisadores do Hospital Infantil de Zurique, na Suíça, notaram que a idade média para os primeiros passos era 12 meses. No entanto, esse prazo variou entre 8,5 e 20 meses.
“Regularmente vejo pais preocupados que seus filhos ainda não estão andando ou estão aprendendo mais lentamente que seus colegas e eles se perguntam o que isso pode significar para o desenvolvimento das crianças. A mensagem que deve ficar é que a idade com que a criança começa a andar varia e não há nenhuma ligação comprovada entre o fato de andar tardiamente e apresentar menos inteligência ou uma pior coordenação na vida adulta”, reforça Mitch Blair, professor do Royal College of Paediatrics and Child Health.
A recomendação do especialista é que os pais procurem um médico somente se a criança já tiver completado 18 meses sem dar início a esse processo.