Ciência
29/08/2017 às 04:01•3 min de leitura
Trabalhar é ótimo, especialmente se você tem a sorte de fazer aquilo de que mais gosta. Ainda assim, a pressão no ambiente de trabalho pode acabar um pouco com essa alegria e, acredite você ou não, prejudicar a sua saúde. Uma das queixas mais comuns e assustadoras nesse sentido é a temida síndrome de burnout. A seguir, confira alguns sinais de que seu trabalho está fazendo mal à sua saúde:
Se você tem a sensação de que o trabalho suga todas as suas energias e volta para casa sem disposição para mais nada, fique esperto: isso não é um bom sinal.
Se você não se dá bem com ninguém do escritório e não suporta falar com essas pessoas, taí mais um alerta.
De repente, todo mundo começa a perguntar se você está bem, se está mais calmo, se está menos nervoso. Isso significa que as pessoas percebem que você não está legal e, claro, é mais um sinal de alerta.
Todo mundo curte a sexta-feira, mas se você espera por ela ansiosamente desde a segunda de manhã, isso é um forte indicativo de stress.
Em conversas com amigos e familiares, é comum que surjam perguntas sobre o trabalho. Se você diz sempre que “tá tudo bem”, sem comentar nada a mais, fique esperto, pois esse também é um indicativo de burnout.
Pessoas muito estressadas no ambiente de trabalho têm dificuldades para pegar no sono, geralmente porque ficam pensando em questões relacionadas à profissão.
Isso pode indicar que você está tão cansado que ativa a função “soneca” diversas vezes, se sentindo frenético e atrasado depois, quando acorda.
Começar um dia de trabalho não deveria ser algo que promovesse tanta tensão. Esse geralmente é um sinal claro de stress.
Quando você sente que não consegue relaxar nem mesmo quando está fazendo algo relaxante, como uma massagem, é sinal de que as coisas não vão bem.
Eis outro sinal nada positivo. Isso significa que você está transbordando stress e que as pessoas já perceberam isso.
Eu odeio pessoas!
Se as coisas não vão bem, você logicamente acaba falando sobre isso com as pessoas com as quais tem mais intimidade, mas, quando o assunto é o mesmo todo santo dia, isso significa que o stress está indo além da conta.
Se você simplesmente não se importa com os rumos da empresa e não está nem aí para o futuro dela, você acaba se tornando um funcionário apático e passivo.
Isso pode ter a ver tanto com a falta de expectativa de crescimento profissional, o que já é ruim, quanto com uma possível necessidade de férias. Não está na hora de marcar as suas?
Isso também não é nada bom, e a lógica é simples: todo mundo tem um limite.
Se está difícil se lembrar de quando foi a última vez que você fez algo que o deixou realmente satisfeito no trabalho, é até mais fácil entender o motivo de tanto stress.
E acaba deixando isso transparecer em alguns momentos, seja discutindo com colegas de trabalho ou batendo portas e afins.
Se você é o primeiro a chegar e o último a sair do escritório, é bem possível que acabe perdendo as estribeiras a qualquer momento. Você não é uma máquina.
*Publicado em 16/03/2016