Ciência
19/09/2017 às 03:04•3 min de leitura
Já se sabe que perder as estribeiras de vez em quando é algo que, além de ser absolutamente normal, tem comprovação científica de ser saudável também. Tão bom quanto dizer alguns palavrões é também dizer o bom e velho “f$%a-se!” diante de uma situação estressante.
Não estamos falando sobre dizer isso diretamente a uma pessoa, que fique claro, mas sim naqueles momentos em que as coisas dão errado e você se torna uma espécie de bomba-relógio, engolindo sentimentos e ficando cada vez mais estressado. Como você já deve ter percebido, o corpo humano responde fisiologicamente ao estresse, e aí a coisa fica feia: mandíbula acirrada, hipertensão arterial, tensão muscular e abalo emocional são alguns contrapontos de uma vida estressada demais.
Liberte-se!
Sam Negrin fala a respeito justamente desses momentos de extremo estresse e, em sua publicação no Pick the Brain, lista alguns fatores positivos de dizer um bom “f*#a-se” em determinados momentos da vida. Não significa deixar de se importar com os outros ou com qualquer aspecto da sua vida, mas sim se colocar em primeiro lugar e sair de uma situação de extremo estresse.
Negrin nos ensina a reconhecer o tipo de situação que merece um “f*$da-se”: “Isso não importa agora. Isso não está contribuindo com o meu atual estado mental de nenhuma maneira positiva. Essa situação está aumentando, e os resultados desse diálogo não serão construtivos. Não vale a pena lidar com isso. Preciso pensar sobre isso e responder mais tarde” são alguns exemplos dados no texto. A seguir, veja cinco razões para que você aperte a tecla do “f%$a-se” com mais frequência:
Quem é que não vive ocupado hoje em dia? São tantas as tarefas e os compromissos que, se houver uma maneira de você evitar estresse e ansiedade, simplesmente faça isso. Retirar-se emocional e fisicamente de uma situação negativa é uma forma maravilhosa de se colocar em primeiro lugar e, consequentemente, ter amor próprio e ser uma pessoa mais plena.
Tchau, stress!
Mesmo que a outra pessoa seja seu melhor amigo ou a sua namorada de anos, dificilmente você saberá com exatidão o que se passa na cabeça dela, então aqui o “f%*a-se” – dito para você mesmo, apenas, não esqueça – pode significar que você vai evitar uma briga ou uma discussão desnecessária e trocar farpas em momentos em que está com a cabeça quente.
Antes de brigar, pense.
Muitas coisas podem atrapalhar sua vida, seus relacionamentos, seu ambiente de trabalho, e, por mais difícil que pareça, o jeito é dizer o “f*$a-se” mental, respirar fundo e não ter uma reação imediata, pois ela possivelmente não seria a melhor e mais ideal. A questão não é deixar de ficar bravo e com raiva, mas ter um tempo para processar tudo isso antes de decidir alguma coisa e tomar uma atitude. Depois, sua reação vai ser muito mais verdadeira.
Pensar é sempre bom.
Na hora da raiva, nosso raciocínio lógico não funciona direito, e tomar decisões quando o sangue está fervendo é sempre uma péssima ideia. De repente, você perde a vaga de estacionamento que estava querendo e vê que não há mais onde parar o carro. Aprender a mentalizar aquele “f*$a-se” nesses momentos é fundamental, afinal, depois de um dia inteiro de trabalho, de algumas risadas com os amigos, você nem vai se lembrar mais da maldita vaga perdida no estacionamento.
"Eu não me importo"
Quanto mais cedo entendermos que a vida é cheia de altos e baixos, de alegrias e tristezas, de momentos de extrema felicidade e de momentos não tão bons assim, melhor. Para ter uma vida melhor, tenha em mente sempre que a única coisa capaz de mudar uma situação, seja ela qual for, é a sua reação diante dela. Reaja, portanto, com moderação e inteligência e pense sempre que muitas coisas não merecem a sua preocupação. Pense sempre, mentalmente, que “f*#a-se”.
É a vida.
*Publicado em 19/04/2016