A ciência explica: por que os homens acordam com a “barraca armada”?

11/05/2019 às 08:002 min de leitura

A ereção matinal – popularmente chamada de “barraca armada” – é muito mais comum do que se imagina e acomete homens de todas as idades. Isso porque essas ereções involuntárias fazem parte do ciclo do sono masculino. Além disso, não é somente pela manhã que os rapazes ficam mais empolgadinhos, as ereções podem ocorrer várias vezes durante a noite.

Para entendermos melhor o que acontece no corpo masculino, precisamos nos lembrar das fases do sono. Nosso ciclo noturno se divide em diferentes etapas e o sono vai ficando gradativamente mais pesado. Depois de passarmos os primeiros estágios do sono não-REM chegamos no sono profundo, chamado de REM (sigla do inglês para “rápido movimento dos olhos”). Esse ciclo se repete de 3 a 4 vezes por noite.

Assim que o sono REM começa, chegam não apenas os sonhos, mas também ocorrem algumas mudanças fisiológicas no corpo masculino. Em geral, o cérebro começa a desligar alguns neurotransmissores numa tentativa de regular o organismo. Um desses neurotransmissores – a noraepinefrina – está diretamente relacionado ao controle das ereções, porque é ele que causa a vasoconstrição dos vasos sanguíneos do pênis, prevenindo que você fique em riste em momentos inapropriados.

Porém, quando você entra em sono profundo, os níveis de noraepinefrina diminuem e as ações relacionadas à testosterona ganham espaço. Isso desencadeia a vasodilatação e o aumento do fluxo sanguíneo nos vasos – resultado: você tem uma ereção!

Entenda mais

Você pode estar se perguntando por que é importante que isso aconteça. Então saiba que mesmo que isso ocorre com frequência no seu corpo, não há qualquer motivo para se preocupar. Da mesma maneira que acontece com os músculos e outros tecidos, essa presença extra de sangue aumenta a oxigenação e serve como uma espécie de reparo que ajuda a manter a funcionalidade do órgão.

Agora, se sempre que você acorda você se depara com um volume extra no polo sul, é importante que você saiba que costumamos acordar justamente durante o sono REM, que é justamente o momento em que todos os processos descritos acima estão acontecendo no seu corpo.

Os especialistas também alertam que ingerir grandes quantidades de líquido pode facilitar esse fenômeno. Isso porque, durante a noite, a bexiga cheia – e, portanto, com mais volume – estimula uma região da medula espinhal que pode resultar em uma ereção. A vantagem fisiológica desse processo é que previne que você faça xixi enquanto dorme. A desvantagem é que você vai estar com mais vontade ainda de ir ao banheiro pela manhã e o público masculino sabe como é difícil fazer isso com o seu amiguinho em pé.

Essa explicação completa está no vídeo acima (com áudio e legendas em inglês) produzido pelo pessoal do canal AsapSCIENCE.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: