Ciência
01/04/2015 às 07:52•2 min de leitura
Você sabia que dá para cozinhar um ovo de modo que a gema fique do lado de fora e a clara fique do lado de dentro? Pode parecer loucura, mas a técnica realmente dá certo. Logo após o cozimento, assim que a casca é retirada, já dá para ver o ovo amarelinho por fora e branquinho por dentro. É realmente incrível.
Qual é a utilidade disso tudo? Bom, a gente realmente não faz a menor ideia, mas quem experimenta deve ter os seus motivos, não é? Mesmo que seja somente curiosidade. Essa é uma daquelas experiências que a gente acha que nunca vai dar certo, mas acredite: realmente dá! E então, que tal testar?
Você vai precisar de uma lanterna para verificar se o ovo está bom. Você não quer fazer a experiência com um ovo podre, não é? Assim que você encostar a luz na casta do ovo (ainda cru), ela precisa brilhar. Se não acontecer, troque-o.
Pegue uma fita adesiva e cubra todo o alimento.
Agora você vai ter que pegar uma meia calça. Coloque o ovo no meio dela e dê um nó de um lado. Do outro, amarre algo que possa ser aberto facilmente depois. O intuito disso? Girar o ovo diversas vezes para que a clara e a gema se movimentem.
Lanterna novamente. Agora, a luz não pode brilhar, ou seja, não pode transpassar a casca. Isso significa que a gema já está do lado de fora. Vamos ao cozimento.
Jogue a meia fora, mas não retire a fita adesiva do ovo. Coloque-o em uma panela com água fervente até cobri-lo e deixe que ele cozinhe por 15 minutos. Retire e deixe que ele descanse por 5 minutos. Então, dê um "susto" no ovo, jogando-o na água gelada.
Chegou a hora de ver se deu certo. Vamos lá? Descanse o ovo e tenha uma surpresa: amarelinho por fora e branco por dentro.
Que tal fazer essa experiência na sua casa? Depois, conte-nos através dos comentários se você conseguiu essa façanha.