Ciência
21/04/2016 às 09:38•3 min de leitura
Conhecer uma nova língua exige que sua mente seja ágil e exercite muitas habilidades cognitivas, por isso sua memória sai ganhando, e o que quer que você aprenda enquanto explora novos idiomas é mais bem retido em seu cérebro – aliás, aprender mais de uma língua ao mesmo tempo também é uma ótima ideia.
Estude!
Galera de Humanas, eis uma boa notícia: um estudo realizado em 2007 comprovou que aprender um novo idioma melhora sua capacidade de entender o mundo dos números. Uma pesquisa de 1997 mostrou a mesma coisa: estudantes que dedicavam apenas 90 minutos por semana ao aprendizado de uma língua estrangeira tiveram melhores notas em matemática. A razão disso tudo pode estar no fato de que aprender novos idiomas requer esforço lógico, que também é usado na área de exatas.
Uma coisa ajuda a outra. =)
Eis uma habilidade útil em todos os setores da sua vida: quando você está aprendendo linguagens estrangeiras, é fundamental aprender a ouvir com cautela e calma, até mesmo para que sua pronúncia saia como o esperado. O mais legal de tudo é que isso faz com que você se coloque no lugar do outro e aprenda a enxergar a vida por aspectos diferentes.
O segredo é se dedicar.
Já é comprovado que pessoas que falam mais de um idioma conseguem prestar mais atenção nas tarefas que realizam, o que é ótimo em termos de estudo, trabalho e até mesmo em tarefas cotidianas. Compreender uma língua nova exige foco e disciplina, que são dois hábitos que você acaba levando para outros campos da sua vida.
Assim fica fácil.
É até meio óbvio, mas não custa lembrar: quando tentamos conquistar um objetivo novo e conseguimos, isso nos faz bem e aumenta nossa autoconfiança, independente da proporção do progresso. Se você consegue manter um pequeno diálogo com uma pessoa de outro país, na língua nativa dela, já é uma glória incrível.
\o/
Aprender novas coisas é para o cérebro o que a academia é para os músculos, e, em termos de saúde mental, manter o cérebro ativo e em constante aprendizado é algo que pode prevenir o Mal de Alzheimer e a demência, por exemplo – ou, no mínimo, retardar o aparecimento dos primeiros sintomas em até 5 anos.
Essa parte é ótima!
Pois é. Aprender outros idiomas vai fazer com que você entenda melhor a própria Língua Portuguesa, afinal você acaba descobrindo as origens das palavras, relembrando as nomenclaturas de formações linguísticas, revendo questões de gramática e vocabulário. Ou seja: perfeito!
Pura verdade.
Descobrir palavras em idiomas diferentes é como montar um quebra-cabeça, o que faz com que você se force a ser criativo na hora de formar sentenças – já se sabe, por exemplo, que pessoas bilíngues têm um pensamento mais criativo do que aquelas que só falam uma língua.
Viva a criatividade!
Eis uma das coisas mais legais de tudo isso: mergulhar na cultura dos países que falam a língua que você está aprendendo. A verdade é que o idioma é algo intensamente cultural e, justamente por isso, não se pode traduzir textos e sentenças ao pé da letra – cada país e cada região têm suas particularidades nesse sentido e, quando aprende sobre elas, você acaba fazendo um delicioso intercâmbio cultural.
Tá tudo ligado.
Não há como negar: vivemos em um mundo competitivo e quanto mais habilidades você tiver em seu currículo, melhor. Independente de qual seja a sua profissão, ter fluência em outro idioma é algo que pode dar a você o destaque que você queria diante dos outros candidatos.
Eis um jeito de melhorar seu currículo.
Ir para a Inglaterra, por exemplo, sabendo falar inglês é muito melhor! Não depender de guias turísticos a todo momento nem ter que andar com um dicionário em mãos ou ficar com medo de não saber o que fazer é, sem dúvida, uma forma libertadora de viajar.
Liberdade!
Saber falar outros idiomas faz com que, em algum ponto da sua vida, você conviva com pessoas de outros países, e isso é ótimo em termos de relacionamentos. Conhecer de perto a vida de estrangeiros é uma forma de ter interações – profissionais, amorosas, de amizade, tanto faz – mais ricas e mais intensas, e você com certeza vai levar isso para o resto da sua vida.
Conhecer novas pessoas é tudo de bom!
Você considera importante falar outro idioma? Comente no Fórum do Mega Curioso