Artes/cultura
30/12/2016 às 04:00•3 min de leitura
Mesmo que você não seja uma pessoa supersticiosa, não custa nada lançar mão de algumas “mandingas” para garantir um ano novo cheio de prosperidade e coisas boas, não é mesmo? Aqui no Brasil, existem vários rituais conhecidos para isso, como vestir roupas brancas, pular sete ondas, colocar o pé direito na frente, comer lentilha etc.
Mas e nos outros países? Você sabe quais são as tradições por lá? Seja para matar a curiosidade ou aumentar o seu repertório de crendices, confira a seguir uma animação superdivertida criada pela equipe do Mega Curioso sobre alguns costumes para comemorar o Ano-Novo:
Aliás, caro leitor, que tal conhecer mais detalhes sobre essas curiosas tradições?
Fonte da imagem: shutterstock
Em Myanmar a passagem do ano é marcada por muita diversão, já que é quando ocorre o Festival de Thingyan e uma enorme guerra de água é travada entre a população. A ideia é começar o ano de alma lavada.
Fonte da imagem: shutterstock
Nas Filipinas, as figuras redondas simbolizam o formato das moedas e estão associadas à ideia de prosperidade e riqueza. Portanto, na virada do ano é bastante comum que as pessoas se vistam com roupas estampadas com bolinhas e sirvam alimentos arredondados durante a ceia, tudo para garantir muita fartura no ano que está chegando.
Fonte da imagem: pixabay
Na Espanha, o ritual exige um pouquinho de preparação, e você deve ser ligeiro com a mastigação. É que por lá, quando o relógio marca a meia-noite, as pessoas comem uma uva para cada badalada, ou seja, 12 frutas, uma após a outra. O costume surgiu em 1909, depois de uma farta colheita que foi distribuída na véspera do Ano-Novo pelo rei de então, Alfonso XIII. Há inclusive quem aproveite para deixar uma lista com 12 desejos prontos, um para cada uva.
Fonte da imagem: Reprodução/Smashing Lists
Apesar de um pouco bizarro, imagine que divertido! Na Dinamarca se tem o costume de quebrar louças nas portas dos vizinhos — que, em vez de ficarem bravos, se alegram com essa estranha demonstração de afeto. A família que acabar com a maior pilha de pratos, copos, xícaras e afins na frente de casa é considerada a mais sortuda, já que os cacos simbolizam que eles têm muitos amigos leais.
Fonte da imagem: shutterstock
Na Bolívia existem vários rituais para o Ano-Novo, como deixar três pedrinhas na porta de entrada para atrair saúde, prosperidade e amor, assim como esconder moedinhas no meio de bolos e doces para que quem as encontre tenha um ano afortunado. Outra tradição é a de pendurar bonecos de palha do lado de fora das residências para atrair a boa sorte, além de usar roupas de baixo amarelas para atrair fortuna ou vermelhas para atrair amor.
Fonte da imagem: shutterstock
Por lá o Ano-Novo é um evento bem barulhento, pois é comum que as pessoas toquem as buzinas dos carros e embarcações, batam em tambores e toquem os sinos das igrejas para espantar os maus espíritos. Outro costume é jogar baldes de água pelas janelas para afastar o mau olhado, e cair de costas sobre as ondas do mar quando o relógio marca a meia-noite.
Fonte da imagem: Reprodução/Amazon
Se você pensava que era só aqui no Brasil que as pessoas assistiam aos mesmos programas e “shows da virada” de sempre, saiba que na Alemanha ocorre algo parecido. Todos os anos é apresentado na TV de lá um curta chamado “Der neunzigste Geburtstag” sobre uma senhora que passa o aniversário de 90 anos sozinha. O clássico foi gravado em 1963 e é reprisado todos os anos na noite de Ano-Novo!
Fonte da imagem: shutterstock
***
E você, leitor, já conhecia as tradições acima? Conhece mais algum costume curioso de outro país e que não foi mencionado nesta matéria? Aliás, você tem algum ritual infalível — ou rituais! — que nunca deixa de praticar na virada do ano? Não deixe de contar para a gente nos comentários. Aliás, caro leitor, feliz Ano-Novo!