Ciência
13/04/2013 às 04:04•1 min de leitura
O Monte Etna é o mais alto vulcão ativo da Europa e um dos que mais entram em erupção no continente. Localizado na costa leste da maior ilha do Mar Mediterrâneo, a Sicília, na Itália, o Etna entrou em erupção pela 10ª vez em 2013, tendo intensificado suas atividades desde a última segunda, dia 8 de abril.
Monte Etna jogando lava em 18 de março de 2012. Fonte da imagem: Reuters
Com uma emissão descontínua de cinzas e material incandescente desde o começo da semana, o vulcão chegou a causar novamente o fechamento do espaço aéreo do aeroporto Fontanarossa, na cidade de Catania, a partir da noite desta última terça, dia 11. Nesta sexta, o aeroporto foi reaberto, mas algumas áreas ainda estão fechadas para tráfego aéreo por precaução.
Etna em atividade em 9 de fevereiro de 2012. Fonte da imagem: Reuters
A situação do Etna está sendo monitorada de perto pelos cientistas do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia, uma das cidades mais próximas do vulcão. Ao contrário do que aconteceu na última erupção em 3 de abril, com a atividade do Etna cessando em poucas horas, dessa vez, a última erupção está durando muito mais tempo.
Vulcão expele nuvens de cinzas sob os céus da Sicília em 4 de março de 2012. Fonte da imagem: Reuters