Artes/cultura
03/04/2014 às 12:34•2 min de leitura
Por sorte, aqui no Brasil não sofremos com grandes tremores de terra, só com uns chacoalhõezinhos bem de vez em quando. No entanto, existem países pelo mundo — inclusive alguns vizinhos nossos! — que estão acostumados com abalos violentos, desses que deixam inúmeras vítimas e provocam grandes destruições.
A seguir você pode conferir uma lista com os cinco piores terremotos já registrados no mundo, selecionados a partir de um artigo publicado pelo The Guardian. Por certo, você vai perceber que a escala utilizada foi a “magnitude de momento” ou Mw — e não a Escala de Richter —, que está baseada na medição da energia total liberada durante um sismo e é a mais utilizada pela sismologia para medir e comparar os abalos de terra de grandes proporções.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Bem, quando este terremoto de magnitude 9 Mw ocorreu, em 1868, a região de Arica ainda fazia parte do território peruano e não do chileno, como agora. O sismo resultou em um tsunami que destruiu a cidade de Arequipa e provocou a morte de 25 mil pessoas.
Os tremores também foram sentidos em La Paz, na Bolívia, e horas depois, ondas de 16 metros de altura atingiram o Havaí, inundando a costa e até arrastando um navio canhoneiro mais de três quilômetros continente adentro, que foi parar precariamente na beira de uma falésia de 60 metros.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Registrado em 1952, na península vulcânica de Kamchatka, na Rússia, este terremoto de magnitude 9 Mw não provocou danos locais. Quem sofreu com os abalos foram — de novo — as ilhas do Havaí que, apesar de estarem localizadas a quase 5 mil quilômetros de distância do epicentro, foram atingidas por um tsunami que provocou danos estimados em vários milhões de dólares.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Você provavelmente se lembra deste terrível terremoto que ocorreu a costa oeste de Sumatra, na Indonésia, em dezembro de 2004. O sismo de magnitude 9,1 Mw ocorreu um dia após o natal, e o tsunami resultante arrasou diversas cidades litorâneas e provocou a morte de aproximadamente 230 mil pessoas. Este foi o pior desastre natural já registrado — com respeito ao número de vítimas — da História.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
Com magnitude 9,2 Mw, o terremoto que atingiu a enseada de Prince William no Alasca em março de 1964, além dos violentos tremores, também provocou deslizamentos de terra e a elevação de algumas ilhas remotas em até 11 metros. O sismo desencadeou um tsunami que chegou a atingir 67 metros de altura e arrasou a cidade de Valdez, deixando 128 mortos e danos estimados em mais de R$ 700 milhões.
Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia
O terremoto mais poderoso já registrado no mundo foi o que ocorreu no Chile em maio de 1960. Com uma magnitude de 9,5 Mw, o sismo deixou mais de 4.400 vítimas — entre mortos e feridos —, além de aproximadamente 2 milhões de desabrigados. O tremor foi seguido de um tsunami não só destruiu o Porto Saavedra, como também matou outras 170 pessoas quando ondas de mais de 5 metros de altura atingiram as costas do Japão e das Filipinas.
Para piorar ainda mais a situação, apenas um dia após o terremoto o vulcão Puyehue, localizado na Cordilheira dos Andes, na região de Los Ríos, entrou em erupção, lançando cinzas a mais de 6 mil metros de altura. A atividade vulcânica durou várias semanas.