Ciência
22/03/2016 às 05:27•2 min de leitura
A relação de Kate Foster com a ginástica olímpica começou quando ela tinha apenas 7 anos de idade. Foi amor ao primeiro salto e, desde então, a atleta mirim fazia questão de se dedicar o máximo possível ao esporte. Quando Kate tinha 12 anos, no entanto, um diagnóstico de leucemia mudou o curso de sua vida, até então cheia de saúde e alegria.
A doença evoluiu rapidamente e acabou provocando uma infecção grave em uma de suas pernas, que precisou ser amputada. Assustada ao ouvir que teria de viver sem sua perna, a pequena ginasta disse aos médicos que isso não poderia acontecer, afinal ela era atleta. Acontece que a situação era tão complicada que Kate não tinha escolha: era perder a perna ou a vida.
A essa altura é até de se esperar que Kate tenha se deprimido ao extremo, certa de que sua vida como ginasta estava acabada. A treinadora da garota, no entanto, não aceitou o diagnóstico como uma sentença de afastamento definitivo do esporte, até mesmo porque ela já tinha treinado uma ginasta de uma perna só anteriormente – por que não fazer o mesmo com Kate, então?
Kate's beam routine at the 2016 Bravo Classic.
Posted by Lynn E. Foster on Saturday, 16 January 2016
Toda essa história aconteceu há quatro anos, e agora Kate é uma adolescente saudável de 16 anos de idade. Adivinha só o que ela está fazendo? Treinando e competindo de igual para igual com ginastas de sua idade.
Com uma prótese, Kate voltou aos treinos e fez questão de não receber qualquer tratamento diferenciado. Ela queria treinar como as outras ginastas, e assim aconteceu. Hoje, a ginasta treina e compete normalmente, e, se comete algum deslize, é punida com a perda de pontos, como acontece com as outras ginastas.
O vídeo que você vê acima foi publicado por ela no Facebook e, desde então, já foi assistido quase 5 milhões de vezes por pessoas de todo o mundo. Nele, percebemos que a garota é realmente uma ginasta de talento raro.
Ainda assim, ela não se enxerga como uma espécie de heroína ou de grande exemplo: “as pessoas me dizem a todo momento que eu sou uma inspiração, mas eu sou apenas eu”, disse ela em uma entrevista.
O que você pensa quando conhece histórias de superação como a de Kate? Comente no Fórum do Mega Curioso